sexta-feira, 25 de maio de 2012

Homônimos na Família Naves

 - Atualizado aos 26 de Agosto de 2022 - 
Homônimos: nomes iguais.

A razão da presença constante de nomes iguais em nossa família NAVES ocorre com freqüência em razão de usos e costumes que remontam o início do Brasil, como país.

Nunca é demais lembrar que, oficialmente, os NAVES estão no Brasil por volta de 1630, com o registro do casamento de João de Almeida Naves cc. Maria da Silva Leite - casamento em 1655, em Santana de Parnaíba - SP
Conforme detalhado na "Genealogia Freire" (estes, intrinsicamente permeados com os NAVES), no Brasil os  nossos ancestrais nascidos, escolhiam os sobrenomes dentre muitos sobrenomes dos ancestrais de seus pais, amigos, ou até  mesmo de lugares. Assim, os vários irmãos de uma mesma família, normalmente tinham cada um sobrenomes diferentes. 

Além disso também era muito comum encontrar os nomes registrados de maneiras bem diferentes em vários documentos, por exemplo: Jozé (José), Rodrigues (Ruiz), etc..,  sendo assim a pesquisa genealógica acaba se tornando bastante complicada. 

Somente no começo do século XIX é que os pais começaram a manter seus sobrenomes e a situação começou a melhorar.

Portanto poderemos encontrar, na pesquisa genealógica, muitas variações dos nomes na mesma família. Segundo o padrão usado, escolhiam o nome dos seus filhos na época do batismo, seguindo mais ou menos as variações abaixo: 
·         Os primeiros dois filhos e filhas, recebiam os nomes dos quatro avós;
·         O terceiro filho, o nome do pai;
·         O quarto filho, o nome do irmão mais velho do pai;
·         A terceira filha, o nome da mãe;
·         A quarta filha, o nome da irmã mais velha da mãe.
Ou, então, colocavam no final do nome as cidades de onde vieram, por exemplo: Guimarães (aquele que veio da cidade de Guimarães, em Portugal),  Lisboa ( aquele que veio da cidade de Lisboa em Portugal) ou escolhiam o sobrenome do padrinho de batismo, existem inúmeras histórias para a escolha do nome etc.

Razões Históricas
As razões de casamentos em mesma parentela

Números 36 

1 E chegaram os chefes dos pais da família de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, das famílias dos filhos de José, e falaram diante de Moisés, e diante dos príncipes, chefes dos pais dos filhos de Israel,
2 E disseram: O SENHOR mandou a meu senhor que, por sorte, desse esta terra em herança aos filhos de Israel; e a meu senhor foi ordenado pelo SENHOR, que a herança do nosso irmão Zelofeade se desse às suas filhas.

3 E, casando-se elas com alguns dos filhos das outras tribos dos filhos de Israel, então a sua herança será diminuída da herança de nossos pais, e acrescentada à herança da tribo a que vierem a pertencer; assim se tirará da sorte da nossa herança.

4 Vindo também o ano do jubileu dos filhos de Israel, a sua herança será acrescentada à herança da tribo daqueles com que se casarem; assim a sua herança será tirada da herança da tribo de nossos pais.

5 Então Moisés deu ordem aos filhos de Israel, segundo o mandado do Senhor, dizendo: A tribo dos filhos de José fala o que é justo.

6 Isto é o que o Senhor mandou acerca das filhas de Zelofeade, dizendo: Sejam por mulheres a quem bem parecer aos seus olhos, contanto que se casem na família da tribo de seu pai.

7 Assim a herança dos filhos de Israel não passará de tribo em tribo; pois os filhos de Israel se chegarão cada um à herança da tribo de seus pais.

8 E qualquer filha que herdar alguma herança das tribos dos filhos de Israel se casará com alguém da família da tribo de seu pai; para que os filhos de Israel possuam cada um a herança de seus pais.

9 Assim a herança não passará de uma tribo a outra; pois as tribos dos filhos de Israel se chegarão cada uma à sua herança.

10 Como o Senhor ordenara a Moisés, assim fizeram as filhas de Zelofeade.

11 Pois Maalá, Tirza, Hogla, Milca e Noa, filhas de Zelofeade, se casaram com os filhos de seus tios.

12 E elas casaram-se nas famílias dos filhos de Manassés, filho de José; assim a sua herança ficou na tribo da família de seu pai.

13 Estes são os mandamentos e os juízos que mandou o Senhor através de Moisés aos filhos de Israel nas campinas de Moabe, junto ao Jordão, na direção de Jericó.

Nota:

  • Campanha Naves: 

Resgate o Nome de Família

Queridos primos.

O Blog Família Naves iniciou a campanha "Resgate o Nome de Família" destinados aqueles núcleos e ramos familiares que, por motivos de usos e costumes, não assinam o NAVES em seu nome.

A campanha é simples, consiste em concientizar todos os parentes que não assinam "Naves" para, quando do registro de nascimento de seus filhos, incluir o nome de família "Naves" como 2º nome (por ex: "Sílvia de Souza Fernandes"; ficaria "Sílvia Naves de Souza Fernandes", resgatando o nome de nossos antepassados.

A inclusão é juridicamentem perfeita. Repassem a mensagem da campanha Naves "Resgate o Nome de Família" à todos os parentes de seu relacionamento (lista de emails, etc).

Matérias relacionadas:

NOTA DO EDITOR:
Abilon Naves
O Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica agradece todas as informações que possam aperfeiçoar e ampliar nossos objetivos. Envie-nos um email com suas opiniões e informações.
blogfamilianaves@hotmail.com
  • Fique informado sobre as publicações do Projeto Blog Família Naves. Seja membro do blog clicando em "Seguidores", no botão >>> "Participar deste site" <<< localizado na aba à esquerda do blog. 
  • Relacione o seu nome completo, de seus pais, avós, email e 
       
    receba o formulário "Folha do Grupo de Família" para inserção de seus dados no BLOG Família Naves - Projeto Árvore Genealógica
  • Inclua essa publicação em sua página social (Facebook, etc.) acessando o link abaixo, através dos botões. 

                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário