domingo, 21 de dezembro de 2008

Capítulo V - Joaquim Dias De Oliveira Naves 5_ cc. Maria Antônia de São José


Casamento, 5. Joaquim Dias de Oliveira Naves (1798 - ?) ( quinto fº de João Naves Damasceno e Anna Vittoria de São Thomé) Cc. + Maria Antônia de São José (? – 1845).

5. Joaquim Dias de Oliveira Naves, 5º de 11 filhos de João Naves Damasceno e de Ana Vitória de São Thomé, contava com 33 anos no falecimento de seu pai.
Joaquim e Maria Antônia, com geração seguinte.
Filha:
5.1. Maria Rita do Nascimento cc/ Severiano Francisco Armondes


Estudo “Os Carvalho Duarte no Sul de Minas” Cap. 7º § 1º; Inventário de Manoel Francisco de Moraes e Maria Vicência Duarte, fls. 8v, Bens de Raiz; Traduz: Joaquim Dias Naves possui uma porção de terras no córrego denominado Cágado, que parte com Manoel Francisco de Moraes...;

Maria Antônia de São José faleceu e foi inventariada em 1845; foi seu Inventariante o viúvo Joaquim Dias de Oliveira Naves, conforme registros constantes no Museu Regional de São João Del Rei, in verbis, seguintes:

MINC/IPHAN/13ª SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL - MG
CATÁLOGO DE INVENTÁRIOS DO MUSEU REGIONAL DE SÃO JOÃO DEL REI
Índice de Inventários - São João del Rei - MG

Inventariado: Maria Antonia de SÃO JOSÉ
Inventariante: NAVES, Joaquim Dias
Ano: 1845.


Transcrição realizada por Edriana Aparecida Nolasco, a pedido de Abilon Naves de Campos Silva
TIPO DE DOCUMENTO_Inventário
ANO_1845
CAIXA_238
INVENTARIADA_Maria Antônia de São José
INVENTARIANTE_Joaquim Dias Naves
LOCAL_São José - Tiradentes

Fl 01
Inventário e Partilhas amigáveis feita entre os herdeiros de Dona Maria Antônia de São José

DATA_20 de outubro de 1845
LOCAL_Vila de São José Minas e Comarca do Rio das Mortes

(...) procedeu seu Inventário amigável igualmente Partilhas nos bens de Dona Maria Antônia de São José, mulher do Inventariante Joaquim Dias Naves por serem os herdeiros todos maiores (...)

Fl 02
Dizem Joaquim Dias Naves e Severiano Francisco Armondes por cabeça de sua mulher Maria Rita do Nascimento que por falecimento de Dona Maria Antônia de São José, mulher do primeiro Suplicante procederão seu Inventário amigável e igualmente a partilha, (...)

Fl 03
Inventário dos bens móveis que ficaram por falecimento de Maria Antônia de São José feito amigavelmente entre o Inventariante Joaquim Dias Naves e o herdeiro Severiano Francisco Armondes por cabeça de sua mulher Maria Rita do Nascimento, no Distrito de Nossa Senhora do Bom Sucesso, Termo da Vila de São José, (...)

Nota:
Maria Rita do Nascimento nasceu em 1829 e morreu em data desconhecida.  Ela casou com seu primo Severiano Francisco Armondes - ou Severino em Fev. 1, 1845 em Bom Sucesso - MG. Severiano Francisco Armondes - ou Severino, filho de José Francisco Vargas e Mariana Veríssima de Menezes, nasceu em 1815 em Tiradentes - MG e morreu em data desconhecida.

- O casal Maria Rita do Nascimento e Severiano Francisco Armondes - ou Severino, primos entre sí, netos materno e paterno, respectivamente, do alferes Matias Francisco Vargas Cc. Maria Antônia da Silva.

- Maria Antônia da Silva, filha de João da Silva Cc. Catarina Pereira;
- Catarina Pereira, filha de Sebastião Pereira de Avila Cc. Izabel Bicuda de Alvarenga;

- Izabel Bicuda de Alvarenga, filha de Pedro Xavier Cc. Luzia Bicuda de Alvarenga.



NOTA DO EDITOR:
Abilon Naves
O Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica agradece todas as informações que possam aperfeiçoar e ampliar nossos objetivos. Envie-nos um email com suas opiniões e informações.
blogfamilianaves@hotmail.com
  • Fique informado sobre as publicações do Projeto Blog Família Naves. Seja membro do blog clicando em "Seguidores", no botão >>> "Participar deste site" <<< localizado na aba à esquerda do blog. 
  • Relacione o seu nome completo, de seus pais, avós, email e 
       
    receba o formulário "Folha do Grupo de Família" para inserção de seus dados no BLOG Família Naves - Projeto Árvore Genealógica
  • Inclua essa publicação em sua página social (Facebook, etc.) acessando o link abaixo, através dos botões. 

                                                                                                        

2 comentários:

  1. Severiano Francisco Armondes foi batizado em 06/11/1815, na capela de São João Batista (Tiradentes-MG) e era filho de José Francisco de Vargas e Marianna Veríssima de Menezes. Neto paterno do alferes Mathias Francisco de Vargas e Maria Antonia da Silva. Neto materno de Manoel Paim Fagundes e Maria Antonia da Silva.
    Casou-se em 01/02/1845 com sua prima, Maria Rita do Nascimento, filha de Joaquim Dias de Oliveira (Naves) e Maria Antonia de São José. Neta paterna de João Naves Damasceno e Anna Victória de São Thomé. Neta materna do alferes Mathias Francisco de Vargas e Maria Antonia da Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. É isso mesmo.
      Todavia Severiano Francisco Armondes - ou Severino era neto materno de Manoel Paim Fagundes Cc. Thomasia Mariana de Jesus (e não de Maria Antônio da Silva, conforme constou acima)

      "São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, cas. aos 25-04-1804 na capela de S. João Batista, Jose Francisco de Vargas, f.l. do Alferes Mathias Francisco de Vargas e D. Maria Antonia da S.ª, n. desta mesma freguesia; = cc. Mariana Verissima de Menezes, f.l. de M.el Paim Fagundes e Thomasia Mariana de Jesus, n/b na freg. de S. Catarina."

      Fonte:http://www.projetocompartilhar.org/Familia/MatiasFranciscodeVargas.htm

      Excluir