segunda-feira, 10 de maio de 2010

Questionamentos 2: O "Rei Pelé" - Edson Arantes do Nascimento é NAVES?

Em prosseguimento a série "Questionamentos", temos a indagação do primo Maurício Naves, da cidade de Barretos/SP, do ramo Antônio Naves Damasceno cc/ Tertuliana Carolina de Jesus, da árvore genealógica da Família NAVES. http://familiaresnaves.blogspot.com/2008/11/1-joo-naves-damasceno68-cc-maria-abadia.html

O primo Mauricio Naves levanta a seguinte questão:

Temos um primo, Paulo Naves, de Uberlândia, ele disse que não te conhece. Ele tb esta formando a árvore. - Agora, o estranho é que ele disse que o "Pelé" é parente nosso.....O que vc fala sobre isso?


Resposta do Blog Família Naves:

Este não é o primeiro questionamento, no mesmo sentido.
Preliminarmente, alerto aos primos pra tratarem o assunte da melhor forma e rigôr acadêmico possível; ou seja, cientificamente e desprovidos de preconceitos, como é comum e rotineiro aos NAVES.
Temos encontrado alguns sítios que versam sobre o assunto, todavia, ainda, o assunto é árido quando se trata de Edson Arantes do Nascimento, o "Rei Pelé.

Mas, a indagação é - O Pelé é NAVES?
Quem é Pelé? - Filho de Celeste Arantes do Nascimento e de João Ramos do Nascimento, jogador de futebol afamado no sul de Minas Gerais, conhecido como Dondinho, em 1945, mudou-se com a família para Bauru - SP. Ainda criança manifestou a vontade de ser jogador de futebol, e com 10 anos já jogava em um time infanto-juvenil, o Canto do Rio, cuja idade mínima para participar era de 13 anos. O pai então o estimulou a montar o seu proprio time: chamou-o 7 de Setembro...



A melhor condução para tal questão encontramos no sítio da Família Arantes.

Nas diversas pesquisas feitas, colhendo dados genealógicos da "Família NAVES", sempre surgia a pergunta: O Pelé, natural das Minas Gerais, será que procede ser ele um NAVES, conforme é ventilado naquelas montanhas?



Nada sabíamos sobre a ascendência de Edson Arantes do Nascimento; apenas que nasceu em Três Corações - MG; transferindo-se, ainda criança para a cidade de Bauru - SP e, posteriormente, para a cidade de Santos - SP, onde se consagrou como magnífico futebolista, recebendo o título de "Rei Pelé".


Temos o seguinte relato no sítio fa Família Arantes: -Tentamos entrevistar Pelé, falando com gerentes de firmas comerciais, onde ele fazia propaganda; procuramos na lista telefônica; pedimos informações sobre o telefone dele; ligamos para o Santos Futebol Clube ... A resposta sempre foi: nada sabemos ou podemos informar.


Isto vinha acontecendo de longa data.


Um novo correspondente: Sr. José Hamilton de Oliveira, morador de Três Corações, auxiliou nessa pesquisa enviando-nos os dados seguintes:


"Edson Arantes do Nascimento" - Estive na casa de familiares rebuscando papéis e consegui muito pouco. O Arantes vem de dona Celeste, mãe de Pelé.


Celeste Arantes do Nascimento: filha de Jorge Lino Arantes e de MARIA NAVES ARANTES.
Avós paternos: Custódio Arantes e Jacinta Arantes.
Avós maternos:  JEREMIAS FERREIRA NAVES E MARIA CONCEIÇÃO NAVES.
(Foto: Pele atuando no filme "A Marcha", fez o papel de "Chico Bondade, um negro fôrro que libertaria seus amigos")
- Pelo que me foi dito por um tio, segundo palavras de Seu Jorge (avô do Pelé e já falecido, os agregados das grandes fazendas usavam o nome de família do proprietário. Exemplo: o seu Custódio, lá dos Naves, ou lá dos Arantes, e assim passavam a "assinar". Infelizmente o nome do fazendeiro que primeiro acolheu os ancestrais do Pelé, perdeu-se na história. Ninguém sabe. Talvez o Rei não saiba nem mesmo os nomes de seus bisavós, que constam aqui."


Com estas informações insistimos numa entrevista com Pelé.


Nosso irmão - amigo Dr. Rubens Fernandes Gonzalez ofereceu-se como intermediário, através de seus conhecimentos na cidade de Santos, manteve contato com seu amigo, Dr. Samir Jorge Abdulhak, advogado de Pelé que, ciente do nosso interesse, não viu inconveniência na publicação dos dados recebidos do Sr. José Hamilton de Oliveira. Gentíssimo, dispôs-se a conseguir uma entrevista pessoal com Pelé.


Nesta entrevista, Pelé admirou-se da relação de seus ancestrais mencionados na carta e disse que a entregaria à Da. Celeste, sua mãe, certo de que ela ficaria muito contente. Também afirmou não ter elemento para julgar o acerto da narrativa e que, pelo mesmo motivo, não podia recusar. Não viu o menor problema em que, no livro genealógico dos Arantes, se fizesse referência ao fato.


Assim, a origem de Edson Arantes do Nascimento, segundo a voz corrente, veio de um tio do Sr. José Hamilton de Oliveira, conforme relatado no início desta notícia e pela tradição oral, nas palavras do "Seu Jorge", avô do Pelé.

(1 - informações extraídas do sítio da Família Arantes; 2 - extraído da página 942 de "A Família Arantes - 2ª Edição" )