sexta-feira, 10 de junho de 2016

Genealogia – Literatura: “História de Família – Origem, saga e genealogia” ---> Famílias: Affonso Almeida; Silva Ribeiro; Paiva; e, Alves Lima.

- Atualizado aos 15.01.2022 -
Famílias: - Affonso Almeida - Silva Ribeiro - Paiva - Alves Lima.

AFONSO, Adriano de Paiva; Histórias de Família - Origem, Saga e Genealogia; Araçatuba, SP; 1ª edição; 2011.
Recebemos com especial satisfação, nesta semana (06/06/2016), o livro “História        de Família – Origem, saga e genealogia”, sobre as famílias Silva Ribeiro, Paiva, Alves Lima e Affonso de Almeida do autor e primo Adriano de Paiva Afonso.

AFONSO, Adriano de Paiva; Histórias de Família; Araçatuba, SP; 1ª edição; 2011.
A obra é descrita no sítio http://historiasdefamilia.com.br/, conforme palavras do escritor: 
(foto: Escritor e esposa)


A história tem suas origens nos primeiros colonizadores vindos ao Brasil a partir de 1532, como o fidalgo Martim Afonso de Souza; nos índios Tupinambás que aqui já viviam, como os caciques Piqueroby, Tibiriçá e sua filha Bartira; nos degredados, como João Ramalho; e com os imigrantes chegados no início do ciclo do ouro no século XVIII.

Histórias de Família conta a saga de nossos antepassados, primeiro em São Paulo de Piratininga, depois no bandeirantismo, e posteriormente rumo aos sertões de Minas Gerais e Goiás, e traz à tona o papel desses antepassados na descoberta do ouro, na fundação de cidades e na colonização de novas terras. Mais do que a saga, em que a própria história do Brasil que se revela, o livro apresenta histórias muito humanas e particulares de nossos avós.

Histórias de família traz nossa genealogia nos últimos 200 anos, acompanhado de fotos a partir de 1860.”


NOTA DO BLOG FAMÍLIA NAVES
1.
Esta importante obra do primo Adriano, além de trazer à luz alguns personagens da família, vem de encontro ao conhecimento que somente alguns pesquisadores adquirem através de documentos oficiais armazenados em instituições religiosas, órgãos do governo, Universidades renomadas americanas e europeias, em especial na Torre do Tombo, em Portugal.
2.
Alguns personagens da família NAVES são citados, principalmente em duas ocasiões. A primeira (fls. 101), no tocante aos comentários sobre os descendentes do capitão Antônio Pedro da Cunha Cc. Maria Felizarda de Almeida (4º avós do escritor, bem como do autor do Blog Família Naves): “que tiveram outra filha de nome Maria Abbadia que foi matriarca da família Naves”

Arquivo Blog Família Naves - Inventário; Capitão Antônio Pedro da Cunha; Sacramento, MG, 1874.
2.1.
Acrescento, entretanto, o casal cap. Antonio Pedro da Cunha e Maria Felizarda de Almeida (Família Affonso de Almeida) uniram-se ao clã dos NAVES não somente através de uma filha, mas através de duas filhas (I. Maria Abbadia; e, II. Luíza Cândida)
São elas:
Maria Januaria da Abbadia- ou Maria da Abbadia da Conceição - ou Maria D'Abadia do Carmo - ou MariaLuiza da Conceição - a Maria Abadia Naves, casou com João Naves Damasceno II (Neto) (trisavós de Abilon Naves); e, 

- Luiza Cândida De Jesus -ou Luiza Maria de Todos os Santos - ou Luíza Cândida de Todos Os Santos - 
a Luíza Cândida Naves, casou com  Joaquim Naves Damasceno.

- Os irmãos inteiros João Naves Damasceno II e Joaquim Naves Damasceno, são
filhos de José Francisco Naves _6 casado em 1ªs núpcias com Anna Roza de Jesus - a Ana Rosa Naves (José Fco_6, filho do Patriarca João Naves Damasceno I Cc. Anna Vittoria de São Thomé).
3.
Mais tarde, novamente, o Clã dos Affonso Almeida uniram-se ao clã dos NAVES através do casamento de Clóvis Affonso de Almeida (pai do autor do livro) com Maria Luisa de Paiva Almeida, filha de Dimas Olímpio de Paiva casado com Bráulia Alves (de Lima) de Paiva;
(Dimas foi o 1º Intendente/prefeito de Buriti Alegre/GO, sendo prefeito novamente em outros mandatos)
Dimas Olímpio de Paiva, então  10º neto de João de Almeida Naves - o Português casado em São Paulo com Maria da Silva Leite, filha de João Nunes da Silva (falecido em 1639 em São Paulo), casado nas 1ªs núpcias de Ursula Pedroso.

TÁBUA DE PARENTESCO
Adriano de Paiva Afonso (autor do livro), pelo lado paterno  é primo em 7º Grau de Abilon Naves (Editor do Blog Família Naves), pois o antepassado em comum é o casal capitão Antonio Pedro da Cunha e Maria Felizarda de Almeida, tetravós de Adriano e de Abilon.
Adriano de Paiva Afonso, pelo lado materno  é primo em 23º Grau de Abilon Naves , pois o antepassado em comum é o casal João de Almeida Naves - o Português e Maria da Silva Leite, 12º avós de Adriano e de Abilon.

NOTA DO EDITOR:
Abilon Naves
O Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica agradece todas as informações que possam aperfeiçoar e ampliar nossos objetivos. Envie-nos um email com suas opiniões e informações.

blogfamilianaves@hotmail.com

  • Fique informado sobre as publicações do Projeto Blog Família Naves. Seja um membro do blog clicando em "Seguidores", no botão >>> "Participar deste site" <<< localizado na aba à esquerda do blog. 
  • Relaciona o seu nome completo, de seus pais, avós, email e
    receba o formulário "Folha do Grupo de Família" para inserção de seus dados no BLOG Família Naves - Projeto Árvore Genealógica
·                  Inclua essa publicação em sua página social (Facebook, etc.) acessando o link abaixo, através dos botões.