domingo, 27 de fevereiro de 2011

Iris Rezende Machado vai presidir a Superitendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste - SUDECO

Vereador, Prefeito, Governador, Ministro e
Senador da República

Iris Rezende Machado
- Prefeito reeleito de Goiânia (GO) 2009 - 2012 -




Iris é descendente direto do patriarca João Naves Damasceno (falecido em 1831) casado com Anna Vittoria de São Thomé (falecida em 1841) 7a Geração (Tetra(3)-avôs).

Nascimento: 22/12/1933

Natural de: Cristianópolis (GO)
Filiação: 6.10.2.1.2. Philostro Machado Carneiro (fº de 6.10.2.1. Isabelina Naves Carneiro cc/ Limirio Pereira Machado. (6.10.2.1. Isabelina, fª de 6.10.2. Maria Carneiro Naves ou "Maria Cardoso Naves" "Vó Carneira" cc/Francisco José Carneiro) e Genoveva Rezende Machado.



AE- Agência Estado
A fidelidade do PMDB recompensada pela presidente Dilma Rousseff. Dilma destinou ao PMDB a direção da Superitendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). O titular deverá ser o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende


ASudeco, embora criada em 2009 pela Lei Complementar 129, ainda não foi montada nem tem nenhuma estrutura administrativa e funcional. Mas Dilma prometeu ao PMDB que, neste mês, assinará o decreto que determinará o número de funcionários, a sede e as subsedes.

O convite a Iris Rezende foi feito pelo Ministro Antonio Palocci (Casa Civil), o encarregado da montagem do segundo escalão. A princípio, pensava-se em Iris para uma das vice-presidência dos bancos oficiais, mas a concorrência dentro do PMDB por esses cargos é tão grande que o próprio ex-prefeito de Goiânia não quis disputar uma das vagas. Como Dilma queria recompensá-lo pela fidelidade e por haver deixado a prefeitura para concorrer ao governo de Goiás, ela acabou por achar a direção da Sudeco.

De acordo com a lei complementar que criou a Sudeco, a autarquia vai administrar o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FCO), hoje em torno de R$ 4,5 bilhões em verbas previstas no Orçamento da União. Antes da atual, existiu outra Sudeco, criada durante o regime militar. Ela substituiu a Fundação Brasil Central, em 1967, e foi extinta em 1990. Em 2004, o governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs sua recriação, o que ocorreu cinco anos depois. Mas Lula, embora tenha sancionado a lei, não estruturou a autarquia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.