terça-feira, 11 de julho de 2023

EFEMÉRIDES - 77 anos do Comando Militar do Sudeste - General de Exército, Comandante Guido Amin Naves

 - Atualizado aos 23 de Novembro de 2023 - 
 - Foto: General de Exército, Comandante do Sudeste Guido Amin Naves é bisneto, pelo lado paterno de Isaura Custódia Naves Cc. José Esteves de Faria - 

São Paulo – Capital Bandeirante – Brasil

77 anos do Comando Militar do Sudeste

SÃO PAULO/SP – Nesta segunda-feira (10/07/2023) tivemos a grata satisfação em receber noticias do nosso confrade, Ir. Kleber Siqueira, oficial CPOR - Cavalaria - Exército Brasileiro, atualmente radicado em Santo Antônio, Texas, EUA, referente ao evento do dia 24 de Julho de 2023, na capital do Estado de São Paulo, enviando Convite sobre a Solenidade comemorativa dos 77 anos do Comando Militar do Sudeste.

O Blog Família Naves agradece o confrade, Ir. Kleber Siqueira pela lembrança e envio de memoráveis noticias.

O Comando Militar do Sudeste

Atualmente é exercido pelo General de Exército GUIDO AMIN NAVES.

O Gen Ex GUIDO AMIN NAVES é natural de Franca, São Paulo. Cursou a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), tendo sido declarado aspirante a oficial da Arma de Artilharia em 10 de dezembro de 1983. Realizou os Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais, na EsAO, e de Comando e Estado-Maior e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, na ECEME. Possui, também, especialização em Artilharia de Costa e Antiaérea, pela Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, em Relações Internacionais, pela Universidade de Brasília e MBA Executivo, pela Fundação Getúlio Vargas. No exterior, realizou o Curso de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas da Espanha.

Ao longo da carreira militar, desempenhou, entre outras, as seguintes funções:

No Brasil: Instrutor na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea e na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, ambas sediadas na cidade do Rio de Janeiro (RJ); Oficial do Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília (DF); e Comandante do 14º Grupo de Artilharia de Campanha, em Pouso Alegre (MG).

Como oficial-general: Comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, na cidade de Guarujá (SP); Chefe do Gabinete do Estado-Maior do Exército, em Brasília (DF); Chefe do Escritório de Projetos Estratégicos do Exército, no EME, em Brasília (DF); e Comandante de Defesa Cibernética, em Brasília (DF).

No Exterior: Assessor do Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas, nos EUA; e Observador Militar da Força Multinacional da ONU para o desarmamento de Moçambique - ONUMOZ.

O General AMIN exerceu a função de Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, em Brasília (DF). Atualmente exerce o Comando Militar do Sudeste.

Fontes:

http://revista.ecp.org.br/carlos-brazolin-toma-posse-como-novo-presidente-do-esporte-clube-pinheiros/

http://www.dct.eb.mil.br/images/conteudo/Chefia/Curriculo_Gen_Amin/CV_-_Portugues_13DEZ21.pdf

https://eblog.eb.mil.br/index.php/menu-easyblog/blogger/gen-ex-amin.html

https://www.defesaemfoco.com.br/general-guido-amin-naves-assume-o-comando-militar-do-sudeste-em-cerimonia/

https://www.imbel.gov.br/index.php/curriculos/447

Genealogia

O General de Exército GUIDO AMIN NAVES, casado com Valéria Aparecida de Andrade Naves, tem dois filhos: Guilherme e Matheus

- Filho de Guido Fernandes Naves e de Rosa Amin Naves;

1 - Neto paterno de Antenor Naves de Faria Cc. Oscarina Fernandes Naves;

1 – Neto materno de Amin Jarjoura Cc. Abla Saleme Haber;

 

2 – Bisneto (por seu avô Antenor Naves de Faria) de José Esteves de Faria Cc. Isaura Custódia Naves, de Cássia, MG;

2 – Bisneto (por sua avó Oscarina Fernandes Naves) de Laureano Fernandes de Lima Cc. Vitalina Lima de Jesus;

NOTA DO EDITOR:
Abilon Naves
O Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica agradece todas as informações que possam aperfeiçoar e ampliar nossos objetivos. Envie-nos um email com suas opiniões e informações.
blogfamilianaves@hotmail.com
    Fique informado sobre as publicações do Projeto Blog Família Naves. Seja membro do blog clicando em "Seguidores", no botão >>> "Participar deste site" <<< localizado na aba à esquerda do blog.
      Relacione o seu nome completo, de seus pais, avós, email e 
      receba o formulário "Folha do Grupo de Família" para inserção de seus dados no BLOG Família Naves - Projeto Árvore Genealógica
        Inclua essa publicação em sua página social (Facebook, etc.) acessando o link abaixo, através dos botões.