quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Encontros da Família Naves - Goianésia/GO

- Atualizado aos 21 de Dezembro de 2019 -

Ramo Maria Rosa Naves - a Fitinha Cc. Manoel Accácio Pinto

Foto: 1. ; 2. Hosana Rosa Naves Rodrigues; 3. ; 4. ; 5. Donizete Naves Pinto. 

Naves de Goianésia/GO se reunirão para comemorar 100 anos do pioneiro.


Jales Naves

Especial para o Jornal A Redação



Goiânia - Pioneiros e desbravadores, quatro irmãos, filhos de Maria Rosa Naves e Manoel Acácio Pinto, saíram de Monte Carmelo, no Triângulo Mineiro, em meados da década de 1940, e vieram ocupar terras no Vale do São Patrício, mais precisamente na região de Calção de Couro, que era distrito do município de Jaraguá. Eles se instalaram em áreas às margens do córrego das Laranjeiras, tocaram lavouras e hortaliças e criaram gado. Na época, a região ainda era pouco habitada e mais tarde foi emancipada como Goianésia.
Foto - Pai e filhos (4 de 12): Anézio, Alzira, Adélia, Manoel Acacio (pai de Geraldo Acácio), Geraldina
Geraldo, Afrânio e Augusto vieram primeiro, e em seguida foi a vez de Sebastião. Dos quatro, Augusto ficou pouco tempo, retornando para Monte Carmelo. Os outros permanecerão, já faleceram e apenas um, Sebastião, que completou 100 anos no último dia 28 de fevereiro, está vivo e continua morando na região. O ex-prefeito de Goianésia, Gilberto Batista Naves, integra esse núcleo familiar.
Os descendentes de Maria Rosa Naves e Manoel Acácio Pinto decidiram realizar na sexta-feira, dia 20, a partir das 19h, na Rua 30 nº 348, no bairro Carrilho, uma confraternização, que deve reunir em torno de 120 pessoas. Dentre as iniciativas, vão lançar uma revista contando a saga dos pioneiros e lembrar o centenário de Sebastião.

Foto (Álbum da família) : "Dez dos doze filhos de Maria rosa Naves e Manoel Acácio Pinto

Geraldo Naves
Um dois casais pioneiros era formado por Geraldo Naves Pinto e Dinazalda Rosa de Jesus, contemporâneos de Monte Carmelo, onde nasceram, ele em 1917 e ela em 1921, e se casaram. Eles tiveram 12 filhos: Dionísio, Ronan, Maria, João, Antônio, Pedro, Hosana, Lúcia, José, Luciano, Maria Aparecida e Donizete. No início todos trabalharam na roça, cultivando os 21 alqueires que tinham às margens do córrego das Laranjeiras, e criando gado. Ele ficou conhecido como Geraldo Acácio em função do nome do pai dele. Com a sua morte os filhos se mudaram para a cidade.
Foto: Os doze filhos de Geraldo Naves Pinto - o Geraldo Acácio Cc. Dinazalda Rosa de Jesus - a  Dina
 Da esq. p/ a dir.: Luciano, João, Ronan, Pedro, José, Antônio(in memoriam), Dionísio, Donizete.
Sentadas: Maria Aparecida, Lúcia, Hosana, Maria.
Dentre os organizadores da reunião de confraternização estão os nove filhos do casal que moram em Goianésia. Dois residem em Brasília, e um, Antônio, faleceu em 2014.
Dos nove filhos que residem em Goianésia e um dos organizadores, o caçula, Donizete, estudou até o ensino médio e trabalha na construção civil. Como ficou encarregado dos convites, ele mantém contato com os familiares para assegurar a maior participação. É casado com Marina Dias Naves e eles têm uma filha, Hellen Dias Naves.




NOTA DO EDITOR:
Abilon Naves
O Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica agradece todas as informações que possam aperfeiçoar e ampliar nossos objetivos. Envie-nos um email com suas opiniões e informações.
blogfamilianaves@hotmail.com
  • Fique informado sobre as publicações do Projeto Blog Família Naves. Seja membro do blog clicando em "Seguidores", no botão >>> "Participar deste site" <<< localizado na aba à esquerda do blog. 
  • Relacione o seu nome completo, de seus pais, avós, email e 
          
      receba o formulário "Folha do Grupo de Família" para inserção de seus dados no BLOG Família Naves - Projeto Árvore Genealógica
  • Inclua essa publicação em sua página social (Facebook, etc.) acessando o link abaixo, através dos botões.