terça-feira, 9 de novembro de 2021

Memorial - Iris Rezende Machado

Senado Federal - O aeroporto de Goiânia, capital de Goiás, passará a ser denominado de Aeroporto Internacional de Goiânia — Íris Rezende Machado, em homenagem ao ex-senador e ex-governador do estado. Projeto com esse objetivo  (PL 3.999/2021), do senador Luiz do Carmo (MDB-GO), foi aprovado pelo Senado nesta terça (23.11.2021). 

Fonte: Agência Senado

Justas Homenagens - A mudança de nome é uma forma de homenagear o político que faleceu no último dia 9 de novembro.

“Este projeto de lei tem o propósito de homenagear de uma maneira singela, mas perene o recém-falecido Íris Rezende, pela grande contribuição que prestou não só a esta Alta Casa, mas à nação brasileira, nos diversos cargos eletivos e executivos que assumiu; e pelo zelo, amor e perseverança que teve ao cuidar dos assuntos de sua terra natal, o querido Estado de Goiás”, diz o projeto de lei que é de autoria do senador Luiz do Carmo (MDB).

Anteriormente, o aeroporto se chamava “Aeroporto Internacional de Goiânia- Santa Genoveva”. O autor do projeto, Luiz do Carmo, disse que Iris foi “o maior político que Goiás já teve. Eu acho que, na história de Goiás, vai ser difícil um político que vai cobrir o que o Íris fez por Goiás. O Íris era um político diferenciado”.

A lei entrará em vigor assim que publicada.


Transcrição do Senado

- Vanderlan Cardoso, senador pelo PSD goiano, lembrou a trajetória política de Iris: – Como Governador, destacou-se pela excelente gestão pública e pela defesa das eleições diretas, tendo atuado na campanha para a eleição de Tancredo Neves à Presidência da República.

- Luiz do Carmo, do MDB de Goiás (autor do Projeto), afirmou que Iris foi um dos maiores políticos da história do estado,

- Luiz do Carmo - Íris Rezende Machado, o maior político que Goiás já teve. Eu acho que, na história de Goiás, vai ser difícil um político que vai cobrir o que o Íris fez por Goiás. O Íris era um político diferenciado. Ele conseguiu ser carismático e bom administrador.

Iris Rezende faleceu em 9 de novembro de 2021 aos 87 anos.

Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Assembléia Legislativa do Estado de Goiás decreta  Luto Oficial por sete dias, pelo falecimento do ex-Governador e ex-Prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, ocorrido nesta madrugada de terça-feira, 09.11.2021, por volta das 00hs30, em São Paulo, Capital Bandeirante.

Em sinal de luto pela morte de Iris, bandeiras são hasteadas a meio mastro no Palácio "Pedro Ludovico".

O primo Iris faleceu aos 87 anos após ficar três meses internado enfrentando complicações clínicas decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH), ocorrido no dia 06 de agosto.

Em dezembro próximo passado a Assembléia Legislativa de Goiás fez uma homenagem pelos 62 anos de vida pública de Iris Rezende.

O corpo do ex-Ministro da República, ex-Senador, ex-Governador de Goiás e ex-Prefeito de Goiânia/GO, Iris Rezende será enterrado às 17hs, no cemitério Santana, em Goiânia/GO.

Que o Grande Arquiteto do Universo ilumine e proteja à todos nessa hora de recolhimento e console o coração daqueles que ficaram e fortaleça nossos familiares para que superem tamanha perda.

Iris Rezende Machado (político, advogado  e empresário rural), deixa a esposa Íris de Araújo Rezende Machado (ex-deputada e ex-Presidende do PMDB/GO)

- Iris Rezende, filho de Filostro Machado Carneiro Cc.  Genoveva Rezende Machado;

- Neto paterno de Limírio Pereira Machado Cc. Isabelina Naves Carneiro - a Bilina;

- Bisneto de Francisco José Carneiro Cc. Maria Carneiro Naves - a vó Carneira;

- Trineto de Mariano Pereira Cardoso Cc. Messias Cardoso Naves;

- Tetraneto de José Francisco Naves_6 Cc. Ana Rosa Naves;

- Pentaneto do patriarca João Naves Damasceno I Cc. Anna Vittoria de São Thomé.

FONTE - Blog Família Naves

Iris Rezende, prefeito de Goiânia/GO, recebe da FGM o diploma de Mérito Municipalista

https://familiaresnaves.blogspot.com/2018/12/iris-rezende-prefeito-de-goianiago.html

Iris Rezende - A elei­ção de uma vi­da

 

Iris Rezende Machado

https://familiaresnaves.blogspot.com/2009/05/iris-rezende-machado.html


- Capítulo X (II continuação) - Maria Rita de Jesus "ou Maria Naves"_10. cc/ Alexandre Esmael de Assis "ou Alexandre Antônio de Carvalho"

TÁBUA DE PARENTESCO –

Iris Rezende Machado, primo em 7º (sétimo grau) de Abilon Naves (Editor do Blog Família Naves), pois o antepassado em comum é o casal José Francisco Naves_6 Cc. Ana Rosa Naves, tetra-avós de ambos.
NOTA DO EDITOR:
Abilon Naves
O Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica agradece todas as informações que possam aperfeiçoar e ampliar nossos objetivos. Envie-nos um email com suas opiniões e informações.
blogfamilianaves@hotmail.com
    Fique informado sobre as publicações do Projeto Blog Família Naves. Seja membro do blog clicando em "Seguidores", no botão >>> "Participar deste site" <<< localizado na aba à esquerda do blog.
      Relacione o seu nome completo, de seus pais, avós, email e 
      receba o formulário "Folha do Grupo de Família" para inserção de seus dados no BLOG Família Naves - Projeto Árvore Genealógica
        Inclua essa publicação em sua página social (Facebook, etc.) acessando o link abaixo, através dos botões.