domingo, 18 de outubro de 2009

Marcelo Naves

Marcelo Naves e "Os Maquinistas do Blues"


Clique nas imagens para ampliá-las

Ele é um dos integrantes do Cd "Bluseiros do Brasil - edição gaitistas", que foi a 1°Jam Session de grandes gaitistas, gravada e lançada no Brasil. Já se apresentou ao lado de grandes nomes do Blues como Kenny Brown, Deacon Jones, R.J.Mischo, Flávio Guimarães, Nuno Mindelis, Danny Vincent, Lancaster e Adriano Grineber, entre outros. Participou também da Festa da Blues n' Jazz no Bourboun Street, do projeto Harmonica n' Blues, das apresentações de lançamento das Gaitas Bends na EXPOMUSIC 2007 e 2008, e foi a grande revelação do VI Festival Internacional de Harmonicas, que aconteceu em 2007 no Sesc Pompéia.


Na estrada há 10 anos, Marcelo Naves é fã do Blues tradicional, o que levou o estilo do gaitista a ser comparado aos grandes de Chicago. E são eles que inspiram o trabalho de sua banda, batizada de “Marcelo Naves e os Maquinistas do Blues”. “Além de ser o meu trabalho, a gaita é um verdadeiro estilo de vida. Ela é uma paixão e me dá muito prazer. E prefiro preservar o blues tradicional e o timbre da gaita antiga. O que eu gosto mesmo é da velha-guarda”, afirma. Marcelo é um dos integrantes do Cd "Blueseiros do Brasil – edição gaitistas", que foi a primeira Jam Session de grandes gaitistas, gravado e lançado no Brasil.

Como professor, Marcelo desenvolveu um método de ensino para crianças. O conteúdo integra um projeto desenvolvido pela prefeitura local, que doa gaitas para jovens de comunidades carentes da região do Vale do Paraíba, em São Paulo. Cerca de 400 crianças já foram beneficiadas com este trabalho.


Marcelo Naves, um dos maiores gaitistas de Blues do Brasil. Com seu estilo comparado aos grandes gaitistas de Chicago, Naves vem conquistando cada vez mais o público de Blues e gaita do país.

Atualmente, Marcelo Naves viaja o Brasil lançando seu Cd "Minha Gaita é meu Patrão", gravado todo ao vivo e com a participação de Adriano Grineberg!