sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Recital "Música Popular das Américas, Brasil e Goiás""

  • Lidiane Carolina Diniz Naves

A violista Lidiane Carolina Diniz Naves é filha do casal Aparecida Luiza Naves Diniz e Jales Diniz Prado



Lidiane faz um convite aos leitores Blog Família Naves, interessados na boa música, nos seguintes:


Olá Família Naves,




Tendo como profissão a música, estarei me apresentando em Goiânia no próximo dia 11 de outubro no Teatro do Goiânia Ouro (Rua 3, esquina com Rua 9 - Centro) às 20:00.


Será realmente uma grande alegria ter os membros da família nesta apresentação de violão solo tendo no repertório MÚSICA POPULAR DAS AMÉRICAS, BRASIL E GOIÁS (incluindo composições próprias).

Gostaria de pedir a gentileza de repassarem a seus contatos de Goiânia a divulgação que segue abaixo.


Tomara que nos encontremos por lá!


Grande abraço,


Lidiane



RECITAL


MÚSICA POPULAR DAS AMÉRICAS, BRASIL E GOIÁS



VIOLÃO SOLO

LIDIANE CAROLINA
NAVES



O Recital “MÚSICA POPULAR DAS AMÉRICAS, BRASIL E GOIÁS”, com idealização, pesquisa, e interpretação da violonista Lidiane Carolina é composto por diversos ritmos, estilos e gêneros da música do Novo Mundo.

Principia a apresentação um gênero que interliga todo o continente. O “Negro Spiritual”, que é a criação espontânea do africano trazido às Américas com o escravo. Por onde passou, esta música influenciou e deu novas formas às que já existiam, seja na América do Norte, especialmente nos Estados Unidos, na América Central e na América do Sul, especialmente no Brasil. Completando a primeira parte, obras específicas da América do Sul, Central e do Norte com estilos de grande representatividade das regiões.

Na atmosfera brasileira, serão apresentados gêneros do choro (choromaxixe, chorinho e valsa), ritmos nordestinos (xaxado, baião e ponteado) e peças contemporâneas no estilo world music.

Finalizando, as obras de Goiás vão desde o compositor mais antigo conhecido para violão solo até músicas autorais da violonista, representando, portanto, a viagem músicas, compositores, estilos e ritmos que influenciaram seu estilo de composição para o instrumento.

O Recital “MÚSICA POPULAR DAS AMÉRICAS, BRASIL E GOIÁS” pretende seguir com outras edições inserindo, homenageando e reconhecendo tantos outros importantes compositores do nosso continente.

LIDIANE CAROLINA é Especialista em Performance e Bacharel em Música pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Dedica‐se tanto à música clássica quanto a popular nas áreas de didática, composição e performance já tendo acompanhado importantes cantores goianos. Foi integrante do Coro da Orquestra Sinfônica de Goiânia sob a regência de renomados Maestros brasileiros e internacionais. Participa ativamente de atividades culturais, atuando em concertos, concursos,banca examinadora, seminários de técnica e interpretação violonística, produção de eventos musicais, gravação e produção de CDs.

Como violonista foi vencedora de concursos em nível estadual e nacional, apresentou‐se junto a Orquestra Sinfônica Municipal e estreou mundialmente uma das peças do compositor Estércio Marquez Cunha.

Como compositora, cria jingles publicitários, trilha sonoras para cinema ‐ a exemplo do curta metragem “Marionetes” do Studio Café19 ‐ tendo também composições gravadas por vários cantores e instrumentistas goianos.

A diversidade de timbres também faz parte de sua obra instrumental: clarinete, contrabaixo, flauta‐doce, flauta transversal, fluguel‐horn, haj‐houj (baixo marroquino), kalimba, oboé, percussão, piano, sanfona, sax‐soprano, violino e, evidentemente o violão. Acalanto, baião, bossa‐nova, canção, maracatu, minueto, moda de viola, modinha, reggae, samba, samba‐canção e valsa brasileira são alguns ritmos que vestem suas melodias além dos estilos armorial, oriental e renascentista predominando sempre o estilo brasileiro.

É idealizadora, pesquisadora e realizadora do projetos: “Mulheres do Brasil”, “Mostra de Violão”, “Pra Ninar”, “Uma Tarde no Museu”, “Show para Crianças” e “Concertos em Série para Estudantes”.

Atualmente destina suas atividades musicais a aulas particulares, workshops, arranjos, composições, criação de jingles publicitários e trilhas sonoras, editoração eletrônica de partituras; produção executiva de projetos culturais, recitais solo e de formação camerística ‐ na capital goiana, interior de Goiás, Distrito Federal e nos Estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Paraná e São Paulo além da divulgação de seu primeiro CD solo, “Pra Ninar”, financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O CD, autoral e de temática infantil, possui todas as músicas inéditas além de assinar juntamente com o músico Marcelo Maia os arranjos e a produção musical.