sexta-feira, 14 de julho de 2023

Festival Cultural Naves Brasil

O Projeto:

Uma Nação constrói sua história a partir da trajetória de seus cidadãos, do registro de ações diversas, em todos os momentos, e da compreensão dos fatos, como se deram determinados episódios, como as pessoas se comportaram, suas atitudes etc.

Assim, a história do Brasil recontada, em períodos mais recentes, traz novas luzes à compreensão dos acontecimentos ao longo dos anos, numa importante revisão sociocultural.

Uma das mais tradicionais famílias brasileiras, que existe há mais de 370 anos, os Naves tem participado ativamente da vida econômica, política, cultural e social, contribuindo no processo de desenvolvimento, oferecendo exemplos nas atividades que abraçam e fazendo história.

Nessa perspectiva, surge o Festival Cultural Naves Brasil, resgatando essa participação e a contando à Nação brasileira em diversos formatos, como as mostras literária, de artes plásticas e artesanato, de fotografias, de cinema, artística (música, dança, teatro, shows etc.) e de gastronomia.

O Festival desenvolverá o tema “A história da família Naves no Brasil e sua contribuição ao País” e será realizado em Brasília.


Realização:

A Editora Naves já realizou dois Encontros Nacional da Família Naves: o primeiro, em novembro de 2007, em Goiânia, GO, que lembrou os 70 anos do caso dos irmãos Naves, considerado o maior erro do Judiciário brasileiro, e propôs lutar para que injustiça como essa não volte a acontecer; e o segundo, em novembro de 2012, em Araguari, MG, cidade do episódio contra os irmãos Naves, renovando a luta contra a violência policial e do Estado.

Nesse período, a Editora Naves lançou três livros: “A história da família Naves no Brasil (1655 a 1945)”, das professoras universitárias Maria Helena FernandesCardoso e Vicentina Naves Fernandes, com a colaboração do jornalista JalesNaves, em 2012; “Otávio Lage – Empreendedor, Político, Inovador”, do jornalista Jales Naves, em 2014; e “Cooperativismo de Crédito – Sua história em Goiás e seu protagonismo no Brasil”, do jornalista Jales Naves e do advogado Jales Naves Júnior, em 2016.

O encontro, em novo formato, vai permitir o lançamento de obras que vão mostrar a história da família Naves no Brasil; a árvore genealógica da família brasileira, do economista Nilson N. Naves, e três volumes sobre a construção da história da família Naves a partir de registros oficiais, documentos, relatos e notas.

Direção do Projeto

Elvira Luiza Naves - Goianiense, formada em Pedagogia, com especialização em Orientação Educacional pela Universidade Católica de Goiás.

Aprovada em concurso público, promovido pela Secretaria da Educação do Estado de Goiás, atuou como orientadora educacional, professora e diretora de escola pública.

Empresária em Brasília por 45 anos, editou o guia “Acesso Eventos DF” de 1998 a 2019; idealizou e lançou, com sucesso, a revista e o portal na internet, divulgando as melhores empresas de eventos e turismo do Distrito Federal.

Na área de gastronomia criou, implantou em 1982 e foi pioneira no serviço de almoço por quilo, no sistema ‘self service’.

É promotora de eventos culturais, empresariais e sociais.


Direção do Projeto

Jales Rodrigues Naves, goianirense, jornalista e escritor, formado pela Universidade Federal de Goiás, presidiu a Cooperativa dos Jornalistas de Goiás, a Organização das Cooperativas do Estado de Goiás e a Associação Goiana de Imprensa.

Criador e editor da revista “Família Naves” e do boletim “Notícias de Naves”.

Realizou os dois primeiros encontros da família, em Goiânia e em Araguari, MG.

Contamos com a sua participação em responder a nossa rápida pesquisa.

E a sua ajuda também é muito importante para nós, no sentido de divulgar e compartilhar o link para os Naves que você conhece.

Link: https://forms.gle/3bo9RTHuAXwk63KY8


Conheça!

A partir de agora você vai saber quem são os Naves que se dedicam à pesquisa da genealogia desta família de 370 anos no Brasil.

Em breve o Festival Cultural Naves Brasil!

Fique ligado em nossas Redes Sociais.

NilsonNivaldo Naves

Paranaense de Assaí, Nilson Nivaldo Naves, economista, empresário e agropecuarista, começou a pesquisar em 1999, quando passou por Barcelona, na Espanha, viu num mapa um vilarejo com o nome de Naves e se interessou, dando início a um trabalho que identificou toda a trajetória da família Naves brasileira. Leu, indagou, fez levantamentos, consultou arquivos e não mais parou.

Num determinado momento, uma grande dificuldade: não localizava o seu núcleo familiar nessa árvore, fazendo-o recomeçar todo o trabalho, a ler tudo com novos olhos, para descobrir detalhes e, ao final, fazer a ligação que tanto procurou.

Todo o seu trabalho, e que vai ajudar a cada um se identificar nessa árvore, está em seu livro, técnica e cientificamente bem elaborado, que facilita essa nova descoberta.

É o primeiro e incansável pesquisador da família.


MariaHelena Fernandes Cardoso (Dorinha)

Ter nascido num grande núcleo familiar, próxima do bisavô admirado e querido por todos, Manoel Cardoso Naves, que gostava de conversar e vivenciou boa parte da nossa história, e a dedicação aos estudos e às pesquisas, como professora universitária, foi fundamental para Maria Helena Fernandes Cardoso, carinhosamente conhecida como Dorinha, escrever o primeiro livro sobre a família Naves.

Ela cresceu ouvindo causos familiares, participando de reuniões e visitando os parentes, a grande maioria de sua cidade natal, Monte Carmelo, MG. Aluna dedicada e atenta, começou a anotar e, com a irmã, Vicentina Naves Fernandes, esse trabalho se ampliou. O levantamento deu uma parada, pela dificuldade de ampliar os dados, quando conheceu Jales Naves, em 2004, e seu entusiasmo pela história da família. Retomaram as pesquisas, juntaram as informações sobre essas narrativas e construíram uma obra exemplar.

A árvore genealógica deu um roteiro a essa rica trajetória dos Naves.




Abilon Naves de Campos Silva

Advogado em sua cidade natal, Araçatuba, SP, Abilon Naves sempre foi um agente ativo na sociedade, participando das mais diversas instituições e, ao ingressar nesse grupo que estava construindo a história da família, foi importante na obtenção de documentos.

Ao reunir um volume apreciável de informações e já lidando com os avanços da tecnologia, implantou o primeiro blog sobre a família Naves e hoje é a grande referência nessa área, tendo um apreciável cadastro de mais de 40 mil nomes.

Esse trabalho pela internet é de um valor imensurável, permitiu a aproximação entre os diversos núcleos familiares e ampliou, de forma considerável e rapidamente, esses cadastros, fazendo surgir os diversos galhos da árvore genealógica dos Naves brasileiros, inclusive com fotos de integrantes de diversos segmentos da família.

Seu trabalho já nos permite indicar que existem no Brasil mais de 100 mil integrantes da família Naves, que assinam ou não o nosso nome e que nos enobrecem.


Matérias relacionadas:

2009

- Blog Família Naves - Os toponímios“NAVES" e "DAMASCENO”

https://familiaresnaves.blogspot.com/2009/03/relacao-dos-toponimios-naves-damasceno.html

2011

- VIII Encontro da Família Naves de Barra Mansa/RJ e região

https://familiaresnaves.blogspot.com/2011/10/viii-encontro-da-familia-naves-de-barra.html

2012

- Blog Família Naves é matéria no MyHeritage Blog

https://familiaresnaves.blogspot.com/2012/11/blog-familia-naves-e-materia-no.html

2012

- II Encontro Nacional da Família Naves

https://familiaresnaves.blogspot.com/2012/09/ii-encontro-nacional-da-familia-naves.html

2012

- Blog Família Naves - Família é um prato difícil de preparar.

https://familiaresnaves.blogspot.com/2012/02/familia-e-um-prato-dificil-de-preparar.html

2013

- Blog Família Naves apoia parceria entre MyHeritage e FamilySearch

https://familiaresnaves.blogspot.com/2013/10/blog-familia-naves-apoia-parceria-entre.html

2013

MyHeritage lança importante ferramenta de busca genealógica

https://familiaresnaves.blogspot.com/2013/05/myheritage-lanca-importante-ferramenta.html

2014

- Encontros da Família Naves: Barra Mansa/RJ e Região

https://familiaresnaves.blogspot.com/2014/10/x-encontro-da-familia-naves-de-barra.html

2015

- Encontros da Família Naves: Varginha/MG

https://familiaresnaves.blogspot.com/2015/07/encontros-da-familia-naves-de-varginhamg.html

2016

Genealogia – Literatura: “História de Família – Origem, saga e genealogia” ---> Famílias: Affonso Almeida; Silva Ribeiro; Paiva; e, Alves Lima.

https://familiaresnaves.blogspot.com/2016/06/genealogia-literatura-historia-de.html

2018

Participe da montagem de sua árvore de família

https://familiaresnaves.blogspot.com/2018/10/participe-da-montagem-de-sua-arvore-de.html

2018

- Genealogia – Literatura: "Família Peres Naves" - Tronco Sophia Rosa Naves Cc. José Peres

https://familiaresnaves.blogspot.com/2018/09/livro-da-familia-peres-naves.html

2019

- Encontros da Família Naves - Goianésia/GO

https://familiaresnaves.blogspot.com/2019/12/encontros-da-familia-naves-goianesiago.html

2019

- III Encontro da Família Borges Naves

https://familiaresnaves.blogspot.com/2019/11/iii-encontro-da-familia-borges-naves.html

2020

- Genealogia – Literatura: “Família Naves - Nossa história" - Goianésia/GO

https://familiaresnaves.blogspot.com/2020/01/genealogia-literatura-familia-naves.html

2022

- Blog Família Naves - Famílias povoadoras que se estabeleceram em São Paulo ou São Vicente entre 1530 até pelo menos o início do século XVIII

https://familiaresnaves.blogspot.com/2022/03/familias-bandeirante-nomes-e-sobrenomes.html


  • NOTA DO EDITOR:
Abilon Naves
O Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica agradece todas as informações que possam aperfeiçoar e ampliar nossos objetivos. Envie-nos um email com suas opiniões e informações.
blogfamilianaves@hotmail.com
    Fique informado sobre as publicações do Projeto Blog Família Naves. Seja membro do blog clicando em "Seguidores", no botão >>> "Participar deste site" <<< localizado na aba à esquerda do blog.
      Relacione o seu nome completo, de seus pais, avós, email e 
      receba o formulário "Folha do Grupo de Família" para inserção de seus dados no BLOG Família Naves - Projeto Árvore Genealógica
        Inclua essa publicação em sua página social (Facebook, etc.) acessando o link abaixo, através dos botões.