sábado, 20 de dezembro de 2008

Capítulo II - João Brás dos Reis Naves 2_ cc. Mafalda de Oliveira (ou "Pedrosa do Nascimento")

- Clique na imagem para ampliar -

Casamento do segundo filho de João Naves Damasceno cc. Anna Vittoria de São Thomé:

Casamento, aos 24-11-1813 na matriz de Lavras, com 2. João Brás dos Reis Naves (filho de João Naves Damasceno cc/ Anna Vittoria de São Thomé) cc. Mafalda de Oliveira (ou Pedrosa Do Nascimento), f.l. de João Pedroso Ferreira e Antonia Mequelina (sic) (donos da fazenda sita na Paragem chamada a Babilônia Aplicação de Nossa Senhora do Bom Sucesso), n/b freguesia de S. João del Rei.


Algumas vezes os registros de Mafalda de Oliveira (ou Pedrosa Do Nascimento) Cc 2. João Brás dos Reis Naves, tem sido erroneamente interpretados, quanto à sua filiação. Para melhor esclarecimentos reproduzimos os Inventários de seu pai João Pedroso Ferreira e sua mãe Antonia Medina, seguinte:

- O inventário do sogro de 2. João Brás dos Reis Naves:

· JOÃO PEDROSO FERREIRAMuseu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1801 - Caixa: 532
Inventariado: João Pedroso Ferreira - Inventariante: Antonia Medina
Local: São José
Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira
fls. 01
Inventário dos bens que ficaram por falecimento de João Pedrozo Ferreira de quem é inventariante sua mulher D. Antonia Medina.
Data; 16-01-1801
Local: Fazenda chamada o Porto da Macaia do Termo da Vila de São José em as casas de morada que foi do falecido Capitão Frutuoso Dias de Oliveira.
fls. 02 - Declaração
Declarou a inventariante que o falecido seu marido fora natural da Vila de Barbacena deste Bispado, filho legítimo de João Pedroso Ferreira e que não sabia do nome de sua mãe e que falecera a trinta e Novembro do ano próximo passado de mil e oitocentos e sem Testamento e que somente fora casado com ela inventariante (...).
fls. 02v. - Filhos:
01- Ignacia, de idade de oito anos
02- Maria, de idade de seis anos
03- Mafalda, de idade de quatro anos
04- Fortunata, de idade de dois anos
05- Antonia, de idade de oito meses.
Local: Fazenda chamada o Porto do Macaia do Termo da Vila de São José em as casas de morada que foi do falecido Capitão Frutuoso Dias de Oliveira.
Que Faz: a viúva Dona Antonia Medina
Monte Mor 589$600
fls. 19v. - Adição de Bens:
- no valor da Fazenda chamada a Babilônia 83$947
fls. 34
Dizem Francisco de Salles Teixr.ª por cabeça de sua mulher Ignacia de S. Ana Pedrosa, e Manoel Alz. da Fonseca por cabeça de sua mulher Maria Luiza Pedroza, ambas órfãs que ficaram do falecido João Pedrozo, casado que foi com Antonia Michelina de Oliveira, casada 2a. vez com João Veloso (...).

- O inventário da sogra de 2. João Brás dos Reis Naves:ANTONIA MEDINA DE OLIVEIRA - Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1811 - Caixa: 178
Inventariada: Antonia Medina de Oliveira - Inventariante: João Veloso da Silva
Local: São José - Tiradentes
Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira
fls. 22
Diz Mafalda de Oliveira, filha legitima de João Pedroso Ferreira e de Antonia Medina de Oliveira (...) que se acha para casar com João Naves Damasceno(?) (...).
fls. 24
Diz João Brás dos Reis Naves por cabeça de sua mulher Mafalda de Oliveira, filha e herdeira de D. Antonia Medina de Oliveira, e Fran.co de Sales de Almeida Naves, também por cabeça de sua mulher Ignacia Dias de Oliveira, também filha e herdeira da dita D. Antonia Medina (...).
fls. 41
Diz João Brás dos Reis Naves e Constantino Paes Bueno que eles se acham casados a face da Igreja com duas filhas dos falecidos João Pedroso Ferreira e Antonia Michelina(?) do Nascimento (...).
fls. 42 - Freguesia de Lavras
Aos vinte e quatro de Novembro de mil oitocentos e treze nesta Matriz assisti ao sacramento do matrimônio que contraíram João Brás dos Reis, filho legítimo de João Naves Damasceno e Ana Vitória de São Thomé e Mafalda Pedrosa do Nascimento, filha legítima de João Pedroso Ferreira e Antonia Michelina(?) do Nascimento, ambos os contraentes são batizados nesta freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil (...). Foram testemunhas o Guarda Mor João Crisóstomo Boeno e o Alferes Luiz Correa de Souza.

obs>
I - Mafalda de Oliveira (ou Pedrosa Do Nascimento) Cc João Brás dos Reis Naves 2_ é irmã e cunhada de Ignácia De Santana Pedrosa (Michelina) Cc com 1. Francisco (De Sales) Naves "Teixeira De Almeida Naves".
II – O Inventário de João Naves Damasceno “Patriarca” registra- o, algumas vezes como “João Naves do Macaia” e, às fls. 04 V, sob o título Bens de Raiz, o seguinte:
Uma sorte de terras sitas no Porto Velho do Macaia que se compõem de doze alqueires de planta de ( Fl 05) capoeira a dezesseis mil réis 192$000
No logrador da sociedade 10$000
Três quartas e meia de capoeira sita no do Mato Dentro em sociedade com os herdeiros de João Veloso 14$000
*(João Veloso da Silva Cc Antonia Medina de Oliveira, em 2ªs núpcias)


O 2º casamento da sogra de 2. João Brás dos Reis Naves "
ANTÔNIA MEDINA DE OLIVEIRA cc/ JOÃO VELOSO DA SILVA
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1811
Caixa: 178
Inventariada: Antonia Medina de Oliveira
Inventariante: João Veloso da Silva
Local: São José - Tiradentes
Nº de Páginas: 86
Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira
fls. 01
Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Dona Antonia Medina de que foi inventariante seu marido João Velloso da Silva
Data: 11-10-1811
Local: Sítio chamado o Corgo do Macaia do Termo da Vila de São José da Freguesia de São João del Rei em as casas de morada que foram da falecida Dona Antonia Medina (...).
fls. 02 - Declaração
Que a dita falecida sua mulher fora natural da Freguesia de São João del Rei, filha legítima do Capitão Frutuoso Dias de Oliveira e de Dona Thereza Maria de Jesus, já falecidos, e que a dita sua mulher também falecera aos três dias do mês de Maio do ano de mil oitocentos e dez, sem testamento e que primeiramente fora casada com João Pedroso Ferreira e ao depois se casou com ele inventariante (...).
fls. 02 - Filhos do 1º Matrimônio:
01- Ignacia de Santa Ana Pedrosa, casada com Francisco de Sales Teixeira
02- Maria Luiza Pedrosa, casada com Manoel Alves da Fonseca.
03- Mafalda, de idade de quatorze anos
04- Fortunata, de idade de doze anos
05- Antonia, de idade de dez anos
Filhos do 2º Matrimônio:
01- Joaquim, de idade de oito anos
02- Lucinda, de idade de cinco anos
fls. 24
Diz
João Brás dos Reis Naves por cabeça de sua mulher Mafalda de Oliveira, filha e herdeira de D. Antonia Medina de Oliveira, e Fran.co de Sales de Almeida Naves, também por cabeça de sua mulher Ignacia Dias de Oliveira, também filha e herdeira da dita D. Antonia Medina (...).
Francisco De Sales Naves "Teixeira De Almeida Naves" 1_ cc. Ignácia De Santana Pedrosa (Michelina) tiveram a seguinte geração:Filhos:
1.1. Joaquim De Sales, nascido no ano de 1819
1.2. Bernardo De Sales, nascido no ano de 1821
1.3. José De Sales, nascido no ano de 1823
1.4. Francisco De Sales, nascido no ano de 1826
1.5. Venâncio, nascido no ano de 1827
1.6. Jerônimo José De Sales, nascido no ano de 1828
1.7. Antônio José Ferreira Naves, nascido no ano de 1830
1.8. Bárbara Miquelina Pedrosa, nascida no ano de 1833

Nenhum comentário:

Postar um comentário