segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Conhecendo e Participando do Projeto Árvore Genealógica - Blog Família Naves


- Atualizado aos 11 de junho de 2016 -

O blog Família Naves, criado em Novembro de 2008, ultrapassa a marca de 28.300 visualizações já na virada do ano 2011/12.

Após 16 anos, aos 26 de Fevereiro de 2024, blog Família Naves alcançou a marca de 702.435 acessos, sendo considerado um feito extraordinário, na categoria.

O blog FN trata exclusivamente de assuntos de interesses específicos de família, genealogia e história. É dirigido a uma determinada e reduzida parcela de leitores internautas que navegam na comunidade virtual.

O Blog Família Naves tem por objeto de pesquisa o Projeto Árvore Genealógica, objetivado o ordenamento de informações envolvendo os membros que compõem a árvore genealógica Família Naves, tronco JOÃO NAVES DAMASCENO cc ANNA VITTORIA DE SÃO THOMÉ, com a finalidade de estabelecer a genealogia da família e dispor conhecimentos sobre os antepassados comuns.
(vide “Os Naves na Comarca do Rio das Mortes”, in http://familiaresnaves.blogspot.com/2008/11/braso-de-armas-da-famlia-naves.html).

Como suporte para publicação de matérias cujo assunto venha a abordar algum ramo familiar Naves o blog conta com um software genealógico, onde os registros previamente inseridos são ordenados em linguagem e formato genealógico que após conferidos e analisados podem vir a ser publicados.

É oportuno dizer que, mesmo após várias triagens, alguns dados publicados podem ser passíveis de retificação ou complemento; daí a importância da colaboração de todos em apontar possíveis discrepâncias que possam surgir.

  • Como participar do Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica?

R - Todos, indistintamente, poderão participar do Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica. Para tanto, basta relacionar o seu núcleo familiar, com o seu nome completo, de seus pais, irmãos, avós, bisavós, acompanhado de data de nascimento, casamento, óbito ou qualquer outro evento importante sobre a pessoa.
Siga os passos:
- Envie um E-mail para blogfamilianaves@hotmail.comcontendo os seguintes dados:

  1. Seu nome completo;
  2. Nome de seu pai;
  3. Nome de sua mãe;
  4. Nome de seu avô e avó paterno;
  5. Nome de seu avô e avó materno.
(não tem problema caso não tenha certeza do nome de seus avós, se possível escreva o 1º nome ou o nome/apelido do qual é/era conhecido/a)

  • Poderá ser feita alguma inclusão de nome diretamente no Blog?

R - Não, toda a informação deverá ser enviada ao blog, através de "Comentários" ou ao email blogfamilianaves@hotmail.com

  • Quantas pessoas existem registradas no Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica?

R - Aos 25 de Fevereiro de 2024, 17hs30, contamos com 45.575 registros de pessoas, distribuídas em 17.316 famílias, documentadas oficialmente, à partir do ano de 1655, no Brasil; e, à partir do ano de 1622 em Algodres, Portugal.

  • A família NAVES tem esse nome porque eram navegantes ou porque eram construtores de barcos, navios ou naves flutuantes?


R - NÃO. Essa premissa não se sustenta, faz parte do rol das lendas urbanas. Se não, Vejamos:
NAVES, Navas e Navios - José Cunha Oliveira - de Coimbra, PT, em seu Blog: "toponímia galego-portuguesa e brasileira" aventa o seguinte postulado - "As primeiras aparências enganam. Estes topónimos não tenhem nada que ver com barcos nem com a navegação. Estão, antes, relacionados com a oronímia e derivam de uma raiz proto-indo-europeia, muito espalhada por todo o norte da Península Ibérica, França, Suíça e Itália, que significa um "lugar plano entre montanhas". Apesar da sua dispersão e antiguidade, tem poucas variações regionais e dialetais.não se confunde com o céltico "navia"(*) - que originou hidrónimos como "Nabão", "Navia" (Gz.) e "Neiva"(*) mas pode haver uma relação entre "nava"/"nave" e "navia": as "navas" ou "naves" são lugares úmidos, de junção de águas que descem dos cumes dos montes e, por isso, de nascimento de rios."

  • Também é lenda a estória de "três irmãos" Naves que desembarcaram no Brasil (em Porto Seguro/BA; em Santos/SP e em Santa Catarina) e formaram famílias ?

R - Essa é a lenda mais fora de propósito que pode haver. Primeiramente, os NAVES chegaram ao Brasil em Caravelas, pois inexistiam embarcações movidas à vapor, tão pouco existiam portos nos locais nominados por essa absurda lenda. Na verdade, por falta de informação e simplicidade dedutiva, as pessoas tendem a traçar um paralelo dos NAVES com alguma corrente migratória à partir do séc. XIX e XX.
Nunca é demais lembrar que à época da vinda da família Real ao Brasil, em 1808, os NAVES já estavam no Brasil a pelo menos 160 (cento e sessenta) anos, ou seja, mais de 05 (cinco) gerações (1.filho; 2.pais; 3.avós; 4.bisavós; e, 5.trisavós ...)

- Outra lenda urbana que consta em muitas famílias brasileiras é a de que uma certa bisavó... "... índia que foi pega à laço pelo bisavô". Essa é a lenda mais popular entre as famílias.

  • Qual o antepassado mais remoto conhecido que assina NAVES?


R - É Balthazar de Almeida Naves casado com Maria Sebastiana Naves, nascidos em data calculada de 1600, em Algodres da Serra da Estrela, Atual Distrito da Guarda, Bispado de Viseu, Portugal.

  • Qual o primeiro NAVES documentado no Brasil?


R - Até então, oficialmente, temos o registro do casamento de João de Almeida Naves cc. Maria da Silva Leite - casamento em 1655, em Santana de Parnaíba - SP.



  • A família Naves é uma só em todo o Brasil?

R - Sim, a família Naves é uma única família. Todos todos os Naves nascidos no Brasil são descendentes de Balthazar de Almeida Naves casado com Maria Sebastiana Naves, nascido por volta de 1600, em Portugal.


R - Porque todos os Naves conhecidos, atualmente, são descendentes deste único casal.

R - É somente uma questão de referência histórica. Os Colonizadores diferem dos Imigrantes, pois estes últimos aportaram no Brasil após a vinda da família Real ao Brasil, em 1808. As as correntes imigratórias após essa data, o país "pronto", em especial após a 1ª Guerra Mundial, no início do séc. XX, em busca de novas oportunidades ou em fuga das privações decorrentes da guerra. 

De outra vertente, estão os colonizadores, assim denominados, que vieram construir o Brasil à partir de 1530, dando início a era colonial brasileira. em um período compreendido até a "Vinda da Família Real" ao Brasil, em março de 1808. A partir desta data (março de 1808), o Blog Família Naves considera como imigrantes todos que aqui, em solo brasileiro, aportam com a finalidade de se estabelecerem.


R - Uma parcela era formada por nobres, mas não primogênitos (1º filho), vez que a lei de sucessão em Portugal privilegiava somente o 1º filho, a quem cabia toda a herança da família; sendo que, aos demais herdeiros cabia somente o nome honorífico da família, contudo, sem direito aos bens materiais. Sendo assim, aos nobres, não primogênitos, lhes eram concedidos títulos em terras, a serviço da corôa portuguesa, em todas as possessões portuguesas, a fim de conseguirem riqueza. No Brasil foi através das capitanias hereditárias que os nobres, juntamente com seus agregados (parentes e afins) formam uma parcela daqueles colonizadores.

- Outra parcela considerável foram aquelas famílias, bem possuídas ou não, decorrentes da diáspora e perseguições religiosas, "expulsos de Lisboa" vieram com suas famílias e parentes colonizar o Brasil. Estes constituem a quase totalidade de imigrantes e em sua grande maioria, eram pequenos comerciantes, artífices, alfaiates, sapateiros, ferreiros, construtores, pedreiros,  homens com conhecimentos das letras e da ciência, conhecidos historicamente como cristãos novos.

  • Cidadania Portuguesa

A legislação portuguesa prevê que a cidadania poderá ser adquirida pelo filho de um cidadão português ou pelo neto, caso o pai (mãe) não tenha requerido.

Outro caso é a de naturalização, em caso do interessado estar morando em Portugal, observadas algumas circunstâncias.

O fato de nossa ascendência portuguesa não garante o direito de pleitear a dupla cidadania, pois nossa família NAVES está no Brasil desde os primórdios da colonização. (sobre esse assunto veja a matéria publicada no blog Família Naves, de 10.março.2009, sob o título "Os toponímios Naves e Damasceno", no endereço http://familiaresnaves.blogspot.com/2009/03/relacao-dos-toponimios-naves-damasceno.html)

Ressalto nossa família ser de colonizadores e não de imigrantes. Ou seja, não chegamos "ontem" no Brasil, os NAVES chegaram no Brasil para a sua colonização à época de seu descobrimento, conforme demonstra a história documentada.

  • Matérias relacionadas:

Homônimos na Família Naves  
Por que foi titulado como “patriarca” o nosso ancestral João Naves Damasceno? 
http://familiaresnaves.blogspot.com.br/2010/09/questinamentos-3-por-que-foi-titulado.html

O "Rei Pelé" - Edson Arantes do Nascimento é NAVES?
http://familiaresnaves.blogspot.com.br/2010/05/questinamentos-2-o-rei-pele-edson.html

Os NAVES e as relações de parentesco e compadrio
http://familiaresnaves.blogspot.com.br/2010/04/questionamentos-os-naves-e-as-relacoes.html

Filme completo - "O Caso dos Irmãos Naves" (1967)
http://familiaresnaves.blogspot.com.br/2013/04/filme-completo-o-caso-dos-irmaos-naves.html


NOTA DO EDITOR:
Abilon Naves
O Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica agradece todas as informações que possam aperfeiçoar e ampliar nossos objetivos. Envie-nos um email com suas opiniões e informações.
blogfamilianaves@hotmail.com
  • Fique informado sobre as publicações do Projeto Blog Família Naves. Seja membro do blog clicando em "Seguidores", no botão >>> "Participar deste site" <<< localizado na aba à esquerda do blog. 
  • Relacione o seu nome completo, de seus pais, avós, email e 
       
    receba o formulário "Folha do Grupo de Família" para inserção de seus dados no BLOG Família Naves - Projeto Árvore Genealógica
  • Inclua essa publicação em sua página social (Facebook, etc.) acessando o link abaixo, através dos botões. 

                                                                                     

35 comentários:

  1. sempre tive vontade de saber sobre os pais do papai ...eles eram de buriti alegre -go.a mae do vovo chamava cornelia.e o marido joao verissimo naves,q deixou 2 filhos esse joao naves casado com maria tereza naves, sao meu avos paternos q teve 5 filhos gesmar,nicodemos,cornelia,luzia,nardelio,sonia naves da silva e antonio naves casado com beraldina,q teve 3 filhas zulma, dinilce e margarida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá prima, vide a resposta postada em Jan 4, 2012 06:59 PM.

      Excluir
  2. Olá prima. Bem vinda ao Blog Família Naves.
    Com as informações relatadas certamente daremos mais alguns passos avançando em nossas pesquisas, sobretudo referente aos NAVES de Buriti Alegre/GO, que ainda se encontram desentroncados da grande árvore Família Naves.
    Sabemos que o NAVES conhecido mais remoto, daquelas paragens é Luzia Clara Naves cc. João Cardoso de Souza - o João Patrício.
    Sendo assim, acreditamos em novidades que surgirão dentro em breve.
    Mantenha contato.
    Grande e fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Meu nome e solino naves junior, nascido em goiania meus pais sao: solino naves e marli frança naves meus avos são: joaquim sobrinho naves e ester naves, minha tia solira naves gostaria de saber aonde eu encontro e como faço para adquirir os exemplares das revista da familia naves, e o filme o caso dos irmãos naves e todo o material que fale sobre essa grande familia de homens e mulheres honrada.
    meu e-mail e solinonaves@gmail.com se alguem puder me ajudar mande via e-mail .

    Um grande abraço fraternal a todos os NAVES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Solino, vide a resposta postada em Jan 6, 2012 04:27 PM.

      Excluir
  4. Olá Solino!
    Ficamos felizes com sua participação no “projeto blog Família Naves”.
    Com os nomes relatados, acima, ainda não foi possível realizar o entroncamento de seu núcleo familiar na árvore genealógica Família Naves.
    Aguardamos maiores dados sobre seu núcleo familiar NAVES (pais, irmãos, avós,etc, incluindo o núcleo familiar de sua tia Solira),com o nome completo de cada relacionado, acompanhado, se possível, de datas e locais de nascimento, casamento, óbito, etc.
    Em relação a publicação "Família Naves em revista", estou lhe enviando email com algumas informações de interesse para uma possível aquisição dos exemplares, junto a Editora Naves, diretamente com o primo Jales Naves.
    Segue no mesmo email "Folha de Família" para os complementos necessários, que couberem.
    Indique o Blog Família Naves aos demais primos, clicando nos botões acima dos "comentários" (F) e (O)e "recomende isto no Google (+1)", ok?!!
    Grande e fraterno abraço em todo o seu núcleo familiar.

    ResponderExcluir
  5. Sou neta de Jose Candido Sobrinho e Maria Rosa Naves,meu avo tbm era Naves,mas meu bisavo q era Naves tbm nao incluiu o nome no meu avo.Estou amando o blog.Nosso primo em Valadares Antonio Naves,in memorian,tem fotos do museu em Berlin de Naves q foram prisioneiros no holocausto.De acordo com os achados dele Naves eram judeus q trocaram letras do nome original para confundir os alemaes.Um dia recebi em minha pagina de um Naves de Israel me cruscificando por ser protestante e nao judia,pq de acordo com ele tem um Naves no parlamento judeu e todo Naves e judeu.Especulacoes tbm do meu filho q e formado em Relacoes Internacionais,mostra q depois da guerra criancas e adolescentes q escaparam vivos foram adotados por franceses e portugueses,sendo assim criados no catolicismo.Meu pai e Euripdes Sebastiao Naves,sobrinho dos irmaos do maior caso criminal do Brasil:O Caso dos Irmaos Naves.Por favor me explique como posso fazer pra construir minha arvore ginealogica no blog,para descobrir meus antecedentes.Lindo o blog primo.Vou estar sempre visitando.Estou fora do Brasil a 22 anos,mas mao saber coisas dos Naves.Abracos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rose!
      1. Ficamos felizes com sua participação no “projeto blog Família Naves”.

      2. Continue visitando o blog Família Naves e, com as suas informações, cruzadas com as registradas e fornecidas por outros primos, localizaremos com grande satisfação os seus antepassados na arvore genealógica Família Naves.

      3. A localização na árvore de costado da família se dá através das informações dos familiares próximos. Complete aqui mesmo, ou preferir envie pelo email abilon2005@hotmail.com:

      Relatório de Informações:
      Você: Rose Naves
      Esposo:...(?)...
      Pai: Euripdes Sebastiao Naves
      Mãe:...(?)...
      Avós: José Cândido Sobrinho e Maria Rosa Naves
      Bisavós paternos:...(?)...
      Bisavós maternos:...(?)...
      Filhos:...(?)...
      Irmãos:...(?)...
      Tios paternos:...(?)...
      Tios maternos:...(?)...
      ...(?)...
      etc.

      4. Referente ao histórico sobre NAVES israelenses, como também NAVES que professam a religião judaíca, temos noticias de existência de membro do parlamento israelense, o Knesset, com o sobrenome NAVE, que não é NAVES.

      5. A história, bem como os registros oficiais brasileiros, demonstram que, no Brasil, os NAVES estão desde 1650, oriundos de Portugal e com data de nascimento calculada em 1610.
      Vide a matéria publicada no blog Família Naves, edição de 10.03.2009, sob o título --> Os toponímios“NAVES" e "DAMASCENO”, in http://familiaresnaves.blogspot.com.br/2009/03/relacao-dos-toponimios-naves-damasceno.html

      Por isso mesmo, concluímos que os Naves mencionados vitimados no holocausto podem ser de um ramo ainda desconhecido do nosso ramo brasileiro; pois o tronco brasileiro é descendente de Balthazar de Almeida Naves Cc. Maria Sebastiana Naves (f.1715), nascidos em Algodres da Serra da Estrela, atual Distrito da Guarda, Bispado de Viseu, Portugal; e, falecidos em Santana de Parnaíba, Estado de São Paulo, Brasil.

      6. Prima, caso disponha do nome, link ou endereço eletrônico do primo israelense que mencionou, passe-nos para um possível contacto; pois, também temos contatos com primo de origem israelense.

      7. Lei a matéria "Cidade de São Paulo (458 anos), Berço da família Naves no Brasil, in http://familiaresnaves.blogspot.com/2012/01/cidade-de-sao-paulo-458-anos-berco-da.html.

      Grande e fraterno abraço.

      Excluir
    2. Rose como chama os pais da sua avó Maria Rosa Naves?

      Excluir
  6. Abilon Naves,
    Meus avôs são PEdro Naves de Oliveira e Elmira Rosa Naves, meus pais Terezinha Ap Naves Marques e Joao BAtista Marques e meus filhos Pedro Lucas Naves Marques e Marcella Marques meu avô era filho e sobrinho dos naves de araguari "o caso dos irmãos Naves" famoso no país...
    Obrigada
    Kelly cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Kelly!
      1. Ficamos felizes com sua participação no “projeto blog Família Naves”.

      2. Continue visitando e divulgue o blog Família Naves para os primos de seus relacionamentos e também áqueles de sua lista de emails.

      3. Prima, seu núcleo familiar está perfeitamente entroncado na árvore genealógica Família Naves.

      4. Os pais de sua avó paterno, Benedita Rosa Naves é o casal João Batista Naves de Oliveira e Ana Rosa Naves - a Donana.

      5. João Batista Naves de Oliveira é neto de José Francisco Naves_6 Cc. Anna Roza de Jesus - a Ana Rosa Naves.

      6. José Francisco Naves_6 é o nosso parente comum, pois meu núcleo familiar também descende deste 6º filho do patriarca João Naves Damasceno Cc. Anna Vittoria de São Thomé.

      7. Genealogicamente, estamos em geração diferente. Sou tetranetos de José Francisco Naves_6; e voce é pentaneta do mesmo. Portanto, somos primos em 8º grau.

      8. Atualize as informações de seu núcleo familiar enviando datas e locais de nascimento, casamento, óbito e outros eventos.

      9. Grande e fraterno abraço.

      Blog Família Naves

      Excluir
  7. Olá primo Abilon!
    Consegui reunir mais alguns dados da família: Meu tetravô paterno foi JOAQUIM FERREIRA NAVES C.c Jesuína Naves, parece que é de uma região chamada de "Borda da Mata" e foi conhecido como "Quinca Naves", viveram no sul de Minas em Macaia/MG. Meu bisavô paterno foi ANTONIO VIEIRA NAVES C.c Feliciana Avelar Naves e meu avô paterno foi JOAQUIM NAVES NETO C.c Anésia Avelar Naves e ambos são da região de Macaia, Distrito da cidade de Bom Sucesso/MG. Meu pai é ENNIO AVELAR NAVES C.c Pérola Maria Herval Naves (minha mãe). Meus avós paternos tiveram os seguintes filhos: Joaquim Ferreira Naves; Sebastião Avelar Naves; Hélio Naves; Marilce Avelar Naves, Maria Nazaré Naves e Ennio Avelar Naves. Tenhos dois irmãos são Ennio Avelar Naves Júnior e Adriana Herval Naves e meus filhos são Aline Naves Felix e Gabriel Naves Felix. Meus filhos gostariam muito de participar do grupo.
    Espero ter esclarecido um pouco mais e aguardo seu contato. Obrigada.

    prima ANDRÉA HERVAL NAVES

    ResponderExcluir
  8. Prima Andréa Herval Naves, Parabéns pela atualização de seus dados, pois somente agora descobrimos que "você é você", ou seja aquela há tempos registrada em nossa árvore ser a mesma de nosso relacionamento no "Face"!!!
    Seu núcleo e ramo da família NAVES, tronco João Naves Damasceno Cc. Anna Vittoria de São Thomé, encontra-se perfeitamente entroncado em nossa árvore Genealógica, desde 4 de novembro de 2008.
    Segue a relação:
    Antepassados deAndréa Herval Naves
    1. Filha de Ennio Avelar Naves Cc. Pérola Herval Naves;
    2. Neta de Joaquim Ferreira Naves Neto cc. Anésia Vieira Naves;
    3. Bisneta de Antônio Vieira Naves Cc. Feliciana Avelar Naves;
    4. Trineta de Joaquim Ferreira Naves Cc. Maria Jesuina Naves - Josefina Vieira Naves
    5. Tetraneta de Joao Venancio Naves Cc. Leonor Carneiro Naves;
    6. Penta neta do Coronel Venâncio José Naves 4_ Cc. Geralda Cândida De Oliveira Naves - 2ªs núpcias;
    7. Hexaneta do patriarca João Naves Damasceno Cc. Anna Vittoria de São Thomé;
    8. ...(segue os registros documentais até a 14ª geração dos Naves – à partir de 1650, no Brasil; e, calculado, 1610 em Portugal)....
    Participe como “Membro” do Blog Família Naves http://familiaresnaves.blogspot.com.br
    Inscreva-se em “Seguidores”, através do link “Participar deste site”, localizado na aba à esquerda, acima.
    Ficaremos felizes com a participação de seus filhos no Grupo “Os Naves”, do Face, bem como ativos participantes e divulgadores do Blog Família Naves.
    Grande e fraterno abraço do primo
    Abilon Naves.

    ResponderExcluir
  9. olá abilon
    Sou do sul de Minas Gerais e achei muito interessante seu estudo sobre os Naves.Também sou naves,filho de Sebastião Garcia Naves e neto de João Garcia Naves.Eu sou Claudemir Alves Garcia Naves e gostaria de saber onde houve essa ligação dos Garcia com os Naves.Meu avô até onde sei vivia aqui no sul de minas numa localidade no município de Alfenas chamado Barranco Alto.Legal mas acho que estabelecer uma ligação é muito complicado.Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Claudemir!
      1. Ficamos felizes com sua participação no “projeto blog Família Naves”.

      2. Continue visitando e divulgue o blog Família Naves para os primos de seus relacionamentos e também áqueles de sua lista de emails.

      3. Para localização de seu núcleo familiar na árvore genealógica Família Naves, será necessário maiores dados, seguintes:
      3.1. João Garcia Naves Naves casou com quem?
      3.2. Sebastião Garcia Naves casou com quem? teve irmãos? (relacionar os conjuges;
      3.3. Quantos filhos teve Sebastião Garcia Naves? (relacionar os conjuges;

      4. Se possível, relacione as datas e locais de nascimento, casamento, óbito, etc..

      5. Não espere para buscar as informações; responda as que souber, de imediato. Quanto mais pessoas relacionar melhor será para localizar-mos seu núcleo familiar, ok?!!

      Grande e fraterno abraço do primo
      Abilon Naves.

      Excluir
  10. Meu Bisavô. Diogo Naves
    Avós. Manuel Naves Cardoso, Matilinha.
    Pais Ruvensor Naves/ Marilda rodrigues Naves
    Filhos . Nivea ,Neiva Ruvensor Regina Rodrigues Naves
    Tios - Rubi Naves Zoraida Naves , Zeula Naves, Renê Naves.
    Todos nascidos em Araguari- MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Nívea!
      1. Ficamos felizes com sua participação no “projeto blog Família Naves”.

      2. Continue visitando e divulgue o blog Família Naves para os primos de seus relacionamentos e também áqueles de sua lista de emails.

      3. Todavia, ainda persistem algumas dúvidas que impossibilitam o entroncamento deste importante núcleo familiar à arvore genealógica Família Naves. Sendo assim, esclareça:

      3.1. Qual o nome completo de "Matilinha", casada com seu avô Manuel Cardoso Naves?

      3.2. Diogo Naves, seu bisavô, casou com quem (nome completo de sua bisavó)?

      3.3. Nome completo, se posssível dos conjuges e filhos de:
      3.3.1. Rubi Naves;
      3.3.2. Zoraida Naves;
      3.3.3. Zeula Naves;
      3.3.4 Renê Naves

      4. Se possível, relacione as datas e locais de nascimento, casamento, óbito, etc..

      5. Não espere para buscar as informações; responda as que souber, de imediato. Quanto mais pessoas relacionar melhor será para localizar-mos seu núcleo familiar, ok?!!

      6. Prima, confirme seu email para receber relatório Folha Grupo de Família, para complemento de dados.

      Grande e fraterno abraço do primo
      Abilon Naves.

      Excluir
  11. meu avó bulivarde ferreira naves e avô altina ferreira os pais de meu avó são joão custodio ferreira e sua esposa mercia candida naves , meu pai osvaldo ferreira naves e minha mãe maria augusta de carvalho tenho um irmão paulo ferreira naves falecido e outro antonio ferreira naves que foi casado com adair trenti naves , os filhos marcelo trenti naves , mauro trenti naves, marcio trenti naves e priscila trenti naves minha irmã dirce naves dos santos casada com benedito ferreira dos santos , filhos renan naves dos santos e paulo naves dos santos e por fim eu hilda ferreira naves casada com eduardo sein filhos alecxander naves sein e ewerton naves sein pode me dar resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida prima Hilda!

      Temos o seu ramo familiar em nossos registros; porém, ainda falta-nos algumas informações.

      Esclareço que o nome de sua bisavó NÃO é Mercia Candida Naves e sim, Messias Candida Naves.

      Messias Candida Naves,casou em Bonsucesso/MG, aos 23 de agosto de 1873, com João Custódio Ferreira.

      Leia na imagem do livo de registro paroquial original, em https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-14771-498-74?cc=1719212&wc=11598746

      Transcrição de trecho do livro:
      "João e Messias - Aos 23 de Agosto de 1873, servatis servandis, recebi em matrimonio a João Custódio Ferreira e Messias Candida Naves. Testemunhas Francisco de Paula Naves, João Soares Ferreira e Francisca de Paula Ferreira. O Vigário Theophilo Antonio de Souza.
      ("Servatis Servandis": "Conservando o que deve ser Conservado". No contexto acima, a expressão Servatis Servantis refere-se ao cumprimento das leis canônicas, no caso, sem impedimentos de consanguineidade)

      Confirme seu email para receber relatório Folha de Grupo de Família, para atualizações.

      Grande e fraterno abraço.
      Abilon Naves
      Blog Família Naves
      blogfamilianaves@hotmail.com

      Excluir
  12. OLA OBILON O SOBRENOME DAMASCENO APARECE NO TRONCO JOAO NAVES DAMASCENO MAS, DEPOIS ESTE SOBRENOME DESAPARECE GOSTARIA DE SABER SE POSIVEL O PORQUE ,VISTO QUE MEU ESPOSO É DAMASCENO .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia!
      É um prazer tê-la conosco.
      Sobre sua indagação, temos algumas respostas em matérias publicadas anteriormente em nosso Blog, principalmente sobre os usos e costumes, no Brasil e em Portugal, para nomear os filhos nascidos.
      Vide:
      - Os toponímios“NAVES" e "DAMASCENO”
      http://familiaresnaves.blogspot.com.br/2009/03/relacao-dos-toponimios-naves-damasceno.html

      -
      - Homônimos na Família Naves
      http://familiaresnaves.blogspot.com.br/2012/05/homonimos-na-familia-naves.html

      Grande e Fraterno abraço.
      Abilon Naves
      Editor do Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica

      Excluir
  13. Oi.... minha avó e de Corumbaiba go ela se chama maria rodrigues rabelo naves hoje ela está com 84 anos na cidade a família naves é bem extensa, nos registros de vocês tem dados dos naves dessa cidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla Isabella!

      Ficamos felizes com a sua participação no Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica.

      Confirmando seu EMAIL, com seu nome completo, de seus pais e avós, você receberá o relatório "Folha do Grupo da Família" para complementos dos registros no Blog Família Naves – Projeto Arvore Genealógica.

      Ainda não temos os registros de sua avó, a prima Maria Rodrigues Rabelo Naves, em nosso Banco de Dados do Blog. No entanto, temos alguns poucos registros com o sobrenome "Rabelo Naves", ainda desentroncados/desligados de nossa árvore genealógica.

      Em Corumbaíba - GO, temos vários núcleos familiares entroncados na grande árvore Família Naves. Mas precisamos de sua ajuda para conectar as muitas outras famílias NAVES existentes em Corumbaíba, porém, ainda desentroncadas.

      Caso faça parte de alguma rede social (Facebook, etc..), convide e ADICIONE (add) ao Grupo “OS NAVES” https://www.facebook.com/groups/osnaves.naves/?bookmark_t=group
      os PRIMOS de sua lista de Amigos.

      Grande e fraterno abraço.
      Abilon Naves
      Editor do Blog Família Naves
      blogfamilianaves@hotmail.com
      http://familiaresnaves.blogspot.com.br/2012/01/blog-familia-naves-ultrapassa-marca-de.html
      https://www.facebook.com/abilon.naves

      Excluir
  14. Meu avô: Francisco José Naves
    Minha mãe: Maria Ermandina Naves
    Eu: Andre Naves

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá André Naves
      Ficamos felizes com a sua participação no Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica.

      Confirmando seu EMAIL você receberá o relatório "Folha do Grupo da Família" para complementos dos registros no Blog Família Naves – Projeto Arvore Genealógica.

      Temos o seu núcleo e ramo de família nos registro de nosso Projeto 'Arvore Genealógica - BLOG Família Naves. No entanto, ainda não foi possível o entroncamento desse importante ramo a árvore genealógica da família Naves; pois, não sabemos quem são os pais de seus avós,Francisco José Naves Cc. Ataíde Ermandina Naves.

      Caso faça parte de alguma rede social (Facebook, etc..), convide e ADICIONE (add) ao Grupo “OS NAVES” https://www.facebook.com/groups/osnaves.naves/?bookmark_t=group
      os PRIMOS de sua lista de Amigos.

      Grande e fraterno abraço.
      Abilon Naves
      Editor do Blog Família Naves
      https://www.facebook.com/abilon.naves
      blogfamilianaves@hotmail.com

      Excluir
  15. fernandarparreira@gmail.com

    Avô: Wildes Naves
    Mãe: Cristina Parreira
    Eu: Fernanda Ramos Parreira
    Conjugue: João Paulo Valim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda,

      Estamos encaminhando email com o formulário referente ao seu núcleo e ramo de família.
      Obrigado por participar, prima Fernanda.

      Caso faça parte de alguma rede social (Facebook, etc..), convide e ADICIONE (add) ao Grupo “OS NAVES” https://www.facebook.com/groups/osnaves.naves/?bookmark_t=group
      os PRIMOS de sua lista de Amigos.

      Grande e fraterno abraço.
      Abilon Naves
      Editor do Blog Família Naves
      https://www.facebook.com/abilon.naves
      blogfamilianaves@hotmail.com

      Excluir
  16. Olá. Meu nome é: Ana Cristina Aparecida Naves Manzela dos Santos.
    Meu pai chamava-se Jacy Constantino Naves e Mãe Maria Aparecida Naves. Meu avô Paterno João Constantino Naves e avó paterna Ernestina Cândida de Jesus.
    Meu pai e avós paternos nasceram em Lavras - MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Ana Cristina Naves,

      Ficamos felizes com a sua participação no Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica.

      Confirmando seu EMAIL você receberá o relatório "Folha do Grupo da Família" para complementos dos registros no Blog Família Naves – Projeto Arvore Genealógica.

      Temos o seu núcleo e ramo de família nos registro de nosso Projeto 'Arvore Genealógica - BLOG Família Naves. No entanto, ainda não foi possível o entroncamento desse importante ramo a árvore genealógica da família Naves; pois, não sabemos quem são os pais de seus avós, João Constantino Naves Cc. Ernestina Candida de Jesus - a Ernestina Naves.

      Caso faça parte de alguma rede social (Facebook, etc..), convide e ADICIONE (add) ao Grupo “OS NAVES” https://www.facebook.com/groups/osnaves.naves/?bookmark_t=group
      os PRIMOS de sua lista de Amigos.

      Grande e fraterno abraço.
      Abilon Naves
      Editor do Blog Família Naves
      https://www.facebook.com/abilon.naves
      blogfamilianaves@hotmail.com

      Excluir
  17. Olá Abilon, ou melhor, Primo, como carinhosamente, você trata todos desta nossa extensa família, que você trata com tanto carinho.
    Tenho uma dúvida e um pédido.

    Primeiro o pedido:gostaria de receber o formulário para atualizar a sequencia do ramo da minha família (que foi a capa da Família Naves em Revista 3) e informar outros grupos de Naves que consegui localizar.

    A pergunta:o blog parte do pressuposto que todos nós somos do mesmo tronco familiar de João Naves Damasceno cc/ Anna Vittoria de São Thomé, mas na matéria de http://familiaresnaves.blogspot.com.br/2010/05/joao-de-almeida-naves-cc-maria-da-silva.html , ele aparece como a segunda geração dos Naves que nasceram no Brasil e no sexto tronco de descendencia.Ficou provado que existem vários outros Naves e que nossa origem é mais antiga.

    Eu faço parte deste tronco. sou um dos 6.1.4...... A repercussão do blog surpreendeu vocês e transcendeu as barreiras da ideia original? O que aconteceu?

    Um grande abraço e obrigado por tanta dedicação e carinho.

    Rodrigo Naves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu cadastro não apareceu, então estou reenviando para ver se foi corrigido.

      Um abraço,

      Rodrigo Naves
      rodrigofnaves@gmail.com

      Excluir
    2. Primo Rodrigo,
      Confirme o nome de seus pais e avós, bem como seu email, para participar e RECEBER o formulário Folha do Grupo de Família, Projeto Árvore Genealógica - BLOG Família Naves.

      Seu nome completo: ............
      Nome de seu pai: ..................
      Nome de sua mãe: ................
      Nome de seu avô paterno: ....
      Nome de sua avó paterno: ....
      Nome de seu avô materno: ...
      Nome de sua avó materno: ...

      Fraterno Abraço.
      Abilon Naves
      Editor do BLOG Família Naves
      blogfamilianaves@hotmail.com

      Excluir
  18. Olá primo Rodrigo
    Ficamos felizes com sua participação no BLOG Família Naves – Projeto Árvore Genealógica, que tem a finalidade de estabelecer a genealogia da família e dispor conhecimentos sobre os antepassados comuns.

    Para melhor conhecimento e localização de seu núcleo e ramo familiar no Projeto Árvore Genealógia BLOG Família Naves, relacione o nome de seus pais e avós, bem como os demais de seu núcleo familiar e envie para o email blogfamilianaves@hotmail.com.

    Com os seus dados iniciais, lhe será encaminhado o formulário “Folha do Grupo da Família” para complementos dos registros no BLOG Família Naves – Projeto Arvore Genealógica.

    Grande e fraterno abraço.
    Abilon Naves
    Editor do BLOG Família Naves – Projeto Árvore Genealógica
    Facebook: https://www.facebook.com/abilon.naves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, carrego o sobrenome da família Naves comigo, gostaria de ajudar com o projeto porém não faço a mínima idéia de quem são os meus antepassados exceto o meu avô e o meu pai, meu avô foi vereador de Araguari e assim como meu pai herdei o sobrenome, infelizmente as fontes de pesquisa são rasas e os métodos quase impossíveis ou inefetivos,não tenho contato e nunca tive contato com essa parte da família por motivos pessoais.
      Muito bacana a sua idéia de dispor um pouco de seu tempo para resgatar as raízes dessa família tão grande e nobre, boa sorte com o projeto.

      Excluir
    2. Olá prima Seike LC
      Ficamos felizes com sua participação no BLOG Família Naves – Projeto Árvore Genealógica, que tem a finalidade de estabelecer a genealogia da família e dispor conhecimentos sobre os antepassados comuns.

      Para participação, melhor conhecimento e localização de seu núcleo e ramo familiar no Projeto Árvore Genealógia BLOG Família Naves, relacione o nome de seus pais e avós, bem como os demais de seu núcleo familiar e envie para o email blogfamilianaves@hotmail.com.

      Com os seus dados iniciais, lhe será encaminhado o formulário “Folha do Grupo da Família” para complementos dos registros no BLOG Família Naves – Projeto Arvore Genealógica.

      Grande e fraterno abraço.
      Abilon Naves
      Editor do BLOG Família Naves – Projeto Árvore Genealógica
      Facebook: https://www.facebook.com/abilon.naves

      Excluir