sábado, 3 de novembro de 2018

ULB - Centro Cultural Brasileiro - Beirute, Líbano

Prima Zilda Naves, embaixatriz da família Naves, no Líbano.


BEIRUTE - LÍBANO
04/08/2020

EXPLOSÃO NA ÁREA PORTUÁRIA E BEIRUTE.
Prima Zilda Naves , brasileira radicada em Beirute, faz impressionante depoimento sobre a tragédia de hoje (04/08/2020) no Líbano.

"Parecia o fim do mundo", diz brasileira que vive em Beirute sobre explosão.
A brasileira Zilda Naves, 64, que vive em BeiruteImagem: Reprodução

Alex Tajra e Gabriel Sabóia
Do UOL, em São Paulo e no Rio

04/08/2020 18h48

"Beirute foi praticamente destruída, como se fosse a bomba de Hiroshima. Foi como se fosse dentro da minha casa a explosão, foi horrível. Logo em seguida entrou uma ventania estranha, quente, como se fossem gases, e foi derrubando tudo, inclusive eu fui levada por essa ventania. Quando passou, eu corri pra janela e vi as nuvens de poeira vermelha. Parecia o final do mundo", conta ao UOL a paulista Zilda Naves, 64, que vive em Beirute há 30 anos.
Com uma tosse marcante, ela diz nunca ter passado por algo como as explosões de hoje no porto da cidade, que deixaram dezenas de mortos e milhares de feridos. "Desculpa, é essa fumaça de produtos químicos que está entrando pela minha janela", diz ela, que mora a cerca de 2,5 quilômetros do local onde ocorreram as explosões.
 
Em comunicado, a embaixada dos Estados Unidos na cidade pediu que as pessoas usem máscaras e fiquem em casa após "relatos de gases tóxicos" liberados. De acordo com a cúpula de segurança geral do Líbano, a explosão na zona portuária hoje foi causada por chamas em um armazém onde material altamente explosivo estava armazenado — inclusive nitrato de amônio, substância usada para a fabricação de explosivos e fertilizantes. O material havia sido confiscado de um navio. Aproximadamente 2,7 toneladas estavam no porto a caminho da África.

Naves diz que o país vive uma profunda crise econômica por conta da pandemia do novo coronavírus. Ela trabalhava na área do turismo e perdeu o posto assim que o vírus obrigou o país a fechar as portas, incluindo as fronteiras e aeroportos. A brasileira se mudou recentemente, saindo de um prédio que ficava mais próximo do local das explosões.

"Vi que lá as vidraças foram todas destruídas, me mostraram um vídeo. Fiquei assustadíssima", conta. "Agora estávamos com uma certa esperança de que a economia melhorasse, mas, com isso que aconteceu hoje, vai ser mais difícil."
Fonte:
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2020/08/04/parecia-o-fim-do-mundo-diz-brasileira-que-vive-em-beirute-sobre-explosao.htm



BEIRUTE - LÍBANO
19/03/2019

A embaixatriz da família Naves no Líbano, Zilda Naves, dá o recado para a imprensa.


BEIRUTE - LÍBANO
02/11/2018



BEIRUTE - LÍBANO
02/11/2018

Em cerimônia oficial realizada no Centro Cultural Brasileiro, em Beirute, Líbano, foi realizada a cerimônia de passagem de função de Adido de Defesa do Brasil, do Cel. Sílvio Pessoa para o Cel. Luís Cláudio Veloso. O evento contou com a presença de autoridades da Marinha do Brasil, Embaixada do Brasil, Autoridades Libanesas e a presença constante da ULB - Associação União Líbano Brasileira, a qual a prima Zilda Naves, embaixatriz da família NAVES no Líbano, ocupa a Vice-Presidência.
 


BEIRUTE - LÍBANO
02/11/2016

Autoridades brasileiras no Líbano,na comemoração dos 5 anos da Missão de paz,da ONU! com a Marinha brasileira! Ministro da defesa do Brasil Raul Jungmman (foto1), Senadora Ana Amélia (foto2), Comandante Geral da Marinha,Embaixador do Líbano Jorge kadri, Adido Cláudio Grilli e esposa Renata Grilli,e amigas Lisiane Haddad,e Rima (foto3).
Foto1
Foto2
Foto3

GENEALOGIA -
A prima Zilda Naves, filha do casal Alberto Naves e Benedita Ricardo Naves.
1 - Neta paterno de João Constantino Naves Cc. Ernestina Cândida de Jesus - a Ernestina Naves.

Fonte: Blog Família Naves
- Ramo João Constantino Naves Cc. Ernestina Cândida de Jesus - a Ernestina Naves
http://familiaresnaves.blogspot.com.br/2014/12/ramon-joao-constantino-naves-cc.html




NOTA DO EDITOR:
Abilon Naves
O Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica agradece todas as informações que possam aperfeiçoar e ampliar nossos objetivos. Envie-nos um email com suas opiniões e informações.
blogfamilianaves@hotmail.com
  • Fique informado sobre as publicações do Projeto Blog Família Naves. Seja membro do blog clicando em "Seguidores", no botão >>> "Participar deste site" <<< localizado na aba à esquerda do blog. 
  • Relacione o seu nome completo, de seus pais, avós, email e receba o formulário "Folha do Grupo de Família" para inserção de seus dados no BLOG Família Naves - Projeto Árvore Genealógica
  • Inclua essa publicação em sua página social (Facebook, etc.) acessando o link abaixo, através dos botões. 

                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário