Foto: Jales Naves entrega livros ao genealogista Dr. Victorino Chermont, do Colégio Brasileiro de Genealogia, com sede na cidade do Rio de Janeiro - RJ. (Foto: Taquinho)
Jales Naves
Especial para o jornal A Redação
Ao participar da cerimônia de posse do novo sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, o historiador Jales Guedes Coelho Mendonça, no dia 15 deste mês, o escritor Jales Naves, co-autor das obras, fez a doação dos títulos, que passam a compor o acervo do CBG: “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes, da Universidade Federal de Uberlândia, que resgata a trajetória dos familiares desde 1650; e “Arvore genealógica da família Naves brasileira”, do economista Nilson N. Naves, descrevendo 13 gerações seguidas dos Naves brasileiros.
Os exemplares foram entregues ao pesquisador e genealogista Victorino Coutinho Chermont de Miranda, sócio titular da Cadeira nº 11 do CBG e presidente do IHGB.
A busca do passado mostra-se dinâmica e constantemente atualizada, indo além da compilação de nomes e datas, ou do desejo de descobrir um brasão familiar. Refletindo esse dinamismo, no site do CBG são regularmente encontradas novas notícias, anúncios de eventos de genealogia organizados pela instituição e outras entidades, palestras gravadas, artigos, links para arquivos e bases de dados genealógicos, livros e revistas digitais, dicas de pesquisa etc. Além disso, pode-se fazer buscas pelo acervo da extensa biblioteca do CBG e pela valiosa coleção de fichas matrimoniais do Rio de Janeiro, com os casamentos ocorridos na cidade do Rio de Janeiro desde 1616 até início do século XX.
Colégio
O Colégio Brasileiro de Genealogia, associação cultural civil, sem fins lucrativos, fundado em 24 de junho de 1950, cumpre rigorosamente seu objetivo: o estudo e a investigação genealógica das famílias brasileiras e das famílias estrangeiras radicadas no Brasil. Mantido exclusivamente pela contribuição anual de seus associados, residentes no Brasil e em diversos outros países, tem um quadro social diversificado, composto de interessados atuantes em diferentes atividades profissionais, prova de que a genealogia não escolhe nenhum segmento especial para deixar-se cativar.
Além de uma extensa e atualizada biblioteca de genealogia com milhares de títulos, de consulta local franqueada a todos associados, o CBG possui uma valiosa coleção de fichas matrimoniais do Rio de Janeiro, de acesso exclusivo de seus associados.
Para difundir trabalhos genealógicos, o Colégio publica sua “Carta Mensal” e a revista “Brasil Genealógico”. Adicionalmente, além de organizar palestras presenciais e virtuais, periodicamente proporciona a visitação a locais de interesse histórico e genealógico.
Em consoante afinidade de objetivos com o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, o CBG tem sede em espaço cedido no 12º andar do Instituto, na Av. Augusto Severo, 8, bairro da Glória, no Rio de Janeiro. Na sede, o CBG oferece atendimento presencial a associados e ao público em geral em dias e horários específicos.
*Editora Naves -
https://editoranaves.com.br/familia-naves-doa-livros-ao-instituto-historico-brasileiro/
https://editoranaves.com.br/familia-naves-doa-livros-ao-instituto-historico-brasileiro/
NOTA DO EDITOR: Reprodução autorizada desde que citada a fonte.
Abilon Naves
O Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica agradece todas as informações que possam aperfeiçoar e ampliar nossos objetivos. Envie-nos um email com suas opiniões e informações.
blogfamilianaves@hotmail.com
Relacione o seu nome completo, de seus pais, avós, email e
receba o formulário "Folha do Grupo de Família" para inserção de seus dados no BLOG Família Naves - Projeto Árvore Genealógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário