sábado, 29 de agosto de 2009

1882 - Doação realizada por Maria Felizarda de Almeida à seu genro JOÃO NAVES DAMASCENO cc/ MARIA DA ABBADIA DA CONCEIÇÃO - "Maria Abadia Naves"


- Atualizado aos 20 de Novembro de 2014 -

(Foto: Negro fugido e recapturado por um capitão-do-mato, negro, retratado por Rugendas.)

OS BODES NEGROS E O PROCESSO ABOLICIONISTA

Por Carlos Nobre -

Após a morte em 24 de agosto de 1882 do advogado negro Luiz Pinto da Gama, em São Paulo - cujo sepultamento fora acompanhado por cerca de 3 mil pessoas numa cidade que, na época, tinha 46 mil habitantes - o promotor de justiça e depois juiz Antonio Bento, formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco de São Paulo, jurou diante do túmulo de Gama em continuar sua obra abolicionista.

Para tal empreitada, ele organizou uma sociedade secreta chamada "Os Caifazes", cujos membros eram recrutados em todas as camadas sociais e nas três principais lojas maçônicas de São Paulo: " América", " Piratininga" e " Amizade".

Essa sociedade retirava a força das fazendas paulistas os escravos e os encaminhava para o Quilombo de Jabaquara, em Santos, ou então para quilombos do Rio de Janeiro (Castellani: 1998). Continua (clique aqui para lêr o texto na íntegra).

"Sem Maçonaria, não teria havido a Abolição. E sem cinco grandes maçons negros do século XIX - Rebouças, Patrocínio, Gama, Paula Brito e Montezuma - a luta pela libertação negra não seria tão marcante e fundamental."



Documento - 1882 - Ação de Doação realizada por Maria Felizarda de Almeida ao seu genro João Naves Damasceno

No ano de 1882 ocorreram acontecimentos que produziram reflexos marcantes para a humanidade, sobretudo para o Ocidente.
Aos 30 de janeiro daquele ano nascia - Franklin Delano Roosevelt, Presidente dos Estados Unidos da América (m. 1945).
Aos 19 de abril de 1882 nascia, Getúlio Vargas, Presidente do Brasil (m. 1954).
Aos 19 de abril falecia Charles Darwin, naturalista britânico (n. 1809).
Aos 02 de junho falecia Giuseppe Garibaldi, libertador italiano, alcunhado de "herói de dois mundos" pela participação destacada deste italiano maçom e carbonário , que na expansão da revolta farroupilha até a Proclamação da República Juliana, em Santa Catarina, lá se apaixonou pela jovem lagunense Ana Maria de Jesus Ribeiro (a "Anita Garibaldi", 1821-1849), mulher guerreira e que abraçou a causa farrapa, com quem posteriormente casou e retornou à Itália, onde ambos se consagraram como heróis de dois mundos, pela participação na Revolução Farroupilha e no movimento para a reunificação da Itália.(n. 1807).



É neste contexto histórico que aos 21 de junho de 1882, no município de Sacramento - MG, é proposta a Ação de Doação, que faz Maria Felizarda de Almeida ao seu genro João Naves Damasceno casado com Maria da Abbadia da Conceição ou Maria da Abbadia Naves , por serviços prestados, conforme declarou.
A seguir temos a transcrição dos autos da Ação de Doação, que nos serve de base para, desprovidos de preconceitos, a coleta de subsídios, objetivando elementos que possam conduzir a soluçõeseventualmente levantadas por equação, hipótese ou dúvida existente ou a existir.
Vejamos:
1882


D. ao primeiro officio Araxá
DoaçãoDona Maria Felizarda de Almeida - Doadora

21 de junho de 1882


.

João Naves Damasceno - Doado
.


Salomão Cyrino de Nicodemos - Escrivão

Notas -
Transcrição: Abilon Naves de Campos Silva.
Grafia: Na forma do texto original e sem correções para o português moderno.



TIPO DE DOCUMENTO:Doação - Pacote 251
DATA: 21 de Junho de 1882
DOADORA: Maria Felizarda de Almeida
DONATÁRIO: João Naves Damasceno
LOCAL: Sacramento - MG

Fls 01 Autuação
Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos oitenta e dois, aos dezenove dias do mez de junho dito anno nesta citada do Sacramento em mesmo Cartório autuei a Petição, mais documentos que se segue.
Eu. Salomão Cyrino de Nicodemos, escrivão que escreviy.



Fls. 02 Meretissimo Juis Municipal

Dis Maria Felizarda de Almeida, residente neste município, por seu procurador abaixo assignado, que tendo feito a seo genro João Naves Damasceno a doação dos escravos Felisberto, Eva, Isabel, Theresa, Diogo e Inocêncio, matriculados competentemente, no valor de três contos quatrocentos e cincoenta mil reis, como constando da escriptura publica que o primeiro offerece preciza encaminhal-a para sua validade, segundo o Trasl. Liv. 4º, tit. 62 (...) que a mesma doação é feita por Ella Suppe sem embarassamento algum, ciste, enganno, medo, prisão, ao qual(...)
Fls. 02v e a produzir como testemunhas (...) a mesma doação as (...) declara a Suppe que os escravos constantes da doação forão-lhe dados em sua terça que unicamente reservas nas partilhas dos bens de se Casal, pelo que tem sobre elles direitos e privilégios de os dispor a sua vontade.
P. a (...) que jurada se proceda a inquirição (...)
(...)
Sacramento 19 de junho de 1882

Fls. 03 1º Traslado L. 4º fls 40 v. 710
Procuração bastante que faz Dona Maria Felizarda de Almeida como abaixo se declara. SAIBÃO quantos este público instrumento (...) e procuração bastante (...) que no anno do Nasciemnto de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e oitenta e dois, aos quinze dias domez de junho do dito anno, neste Termo do Sacramento, Comarca de Paranahiba da Província de Minas Geraes, em as cazaz de moradas de João Naves Dmasceno, ahi fui vindo e compareceu como outorgante Dona Maria Felizarda de Almeida, moradora neste Termo, e reconhecida pelo próprio de mim Tabelliaqo e das testemunhas abaixo assignadaz, em prezença das quaez, por ella outorgante me foi dito que por este publico instrumenti, na melhor forma de direito nominava e constituía por seus bastantes procuradores na Cidade do Sacramento aos Cidadoes Joaquim Cardoso da Paixão,
Fls. 03v Antonio Alvez Moreira Junior, com poderes especiais para requererem inscrição de uma Doação que fez a seu Genro João Naves Damasceno, provindo para esse fim (...) as testemunhas - a seu rogo por não saber ler nem escrever. Jacintho Ayrez de Cerqueira Nunes, (...), Salomão Cyrino de Nicodemos, Tabelião escrevi com o signal de que uso e dou fé. Estava o signal publico. Em testemunho do bem doado, Salomão Cyrino de Nicodemos, Jacintho Ayres de Cerqueira Nunes, Testemunha Joaquim Martins Vieira e João José Martins da Silveira. (...)
Aos 14 do mez de junho de 1882. Eu Salomão Cyrino de Nicodemos, Tabelião a escrevi.

Fls. 05 1º Traslado fls. 64 a 65 v.
Escriptura de Doação que faz Dona Maria Felizarda de Almeida a seu genro João Naves Damasceno como abaixo de declara. SAIBÃO quantos este publico instrumento de escriptura de doação virem que no anno de mnascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e oitenta e dois, aos quinze dias do mez de junho do dito anno, neste Termo do Sacramento, Comarca de Paranahiba da Província de Minas Geraes, vim as cazas de moradas de João Naves Damasceno, a honde ahi (...) compareceu Dona Maria Felizarda de Almeida, reconhecida de mimTabellião, e das Testemunhas abaixo assignadas, pela mesma foi dito que pela presente escriptura de Doação, doava de sua livre espontanea vontade, e sem constrangimento de pessoa alguma a seu Genro João Naves Damasceno (...)
Fls. 06 (...)Todos matriculados no município do Araxá no mesmo dia assim mencionado; as quaes (...) de Partilha dos bens do Cazal; Cuja Doação já ispuz (fixava?) remuneração dos serviços já prestados nas condições já espostas, e que avalia na quantia de trez contos e quatrocentos e cincoenta mil reis; que transfere na presença do Doado que precisa desde já tomar posse com autoridade de justiça ou sem ella. Escrito dito quanto quando foi dito que a citava a presente Doação tal como se achava esplicada (...)

Antepassados de
João Naves Damasceno




1a Geração

1.


Pai:
2.
José Francisco Naves_6 nasceu em 1800 em Lavras - MG e morreu em 1865 em Iraí de Minas - MG.


Mãe:
3.
Anna Roza de Jesus - a Ana Rosa Naves - 1ªs núpcias nasceu em 1809 em Bom Sucesso - MG e morreu em 1848.






Pai:

Capitão Antonio Pedro da Cunha morreu em Ago. 21, 1874 em Sacramento - MG.


Mãe:

Maria Felizarda de Almeida morreu em data desconhecida.



2a Geração (Pais)

2.
José Francisco Naves_6 nasceu em 1800 em Lavras - MG e morreu em 1865 em Iraí de Minas - MG. Ele casou com Anna Roza de Jesus - a Ana Rosa Naves - 1ªs núpcias na 1a vez em Mai 17, 1826 em Bom Sucesso - MG.


Pai:
4.
João Naves Damasceno -  O Patriarca  nasceu Calculada: 1760 em Lavras - MG e morreu em Mai 27, 1831 em Bom Sucesso - MG.


Mãe:
5.
Anna Vittoria de São Thomé  - a Anna Victória de São Thomé nasceu Cerca de 1761 em Nossa Senhora da Conceição dos Prados - MG e morreu em Mai 19, 1841 em Bom Sucesso - MG.


3.
Anna Roza de Jesus - a Ana Rosa Naves - 1ªs núpcias  nasceu em 1809 em Bom Sucesso - MG e morreu em 1848.


Pai:
6.
Bernardo Machado Neto "Bernardino Machado Neto" nasceu Cerca de 1764 em Prados - MG e morreu em Bom Sucesso - MG.


Mãe:
7.
Maria Joaquina da Silva morreu em data desconhecida.



3a Geração (Avós)

4.
João Naves Damasceno -  O Patriarca nasceu Calculada: 1760 em Lavras - MG e morreu em Mai 27, 1831 em Bom Sucesso - MG. Ele casou com Anna Vittoria de São Thomé  - a Anna Victória de São Thomé em Fev. 24, 1786 em Lavras - MG.



Outros eventos na vida de João Naves Damasceno - O Patriarca

Enterro

foi encomendado e jaz na Capella do Macaia desta Freguesia.






Pai:
8.
João de Almeida Naves nasceu em Santana de Parnaíba - SP e morreu em data desconhecida..


Mãe:
9.
Luzia Moreira de Afonseca nasceu em Taubaté - SP e morreu em data desconhecida..


5.
Anna Vittoria de São Thomé  - a Anna Victória de São Thomé nasceu Cerca de 1761 em Nossa Senhora da Conceição dos Prados - MG e morreu em Mai 19, 1841 em Bom Sucesso - MG.


Pai:
10.
Antônio José Teixeira morreu em data desconhecida.


Mãe:
11.
Maria Rita do Nascimento morreu em data desconhecida.


6.
Bernardo Machado Neto "Bernardino Machado Neto" nasceu Cerca de 1764 em Prados - MG e morreu em Bom Sucesso - MG. Ele casou com Maria Joaquina da Silva na 1a vez em Out. 25, 1784 em São João del Rei - MG.


Pai:
12.
José Machado Neto nasceu Cerca de 1730 em MG e morreu em 1798 em MG.


Mãe:
13.
Rosa Margarida de São José nasceu em 1744 em MG e morreu em data desconhecida.


7.
Maria Joaquina da Silva morreu em data desconhecida.


4a Geração (Bisavós)

8.
João de Almeida Naves nasceu em Santana de Parnaíba - SP e morreu em data desconhecida. Ele casou com Luzia Moreira de Afonseca.


Pai:
14.
Domingos Lopes da Silva nasceu em Macuco - RJ e morreu em data desconhecida.


Mãe:
15.
Florência da Silva Naves nasceu em Santana de Parnaíba - SP e morreu em 1740.


9.
Luzia Moreira de Afonseca nasceu em Taubaté - SP e morreu em data desconhecida.


Pai:
16.
Jose Vieira da Cunha nasceu em Taubaté - SP e morreu em data desconhecida.


Mãe:
17.
Catarina Portes nasceu em Taubaté - SP e morreu em data desconhecida.


10.
Antônio José Teixeira morreu em data desconhecida. Ele casou com Maria Rita do Nascimento, filha de Agostinho Marques e Bonifácia Gomes de Oliveira, em Mai 22, 1761 em Prados - MG.


Pai:
18.
Francisco Teixeira Torres morreu em data desconhecida.


Mãe:
19.
Margarida Ferreira de Lima morreu em data desconhecida.


11.
Maria Rita do Nascimento morreu em data desconhecida.


Pai:
20.
Agostinho Marques morreu em data desconhecida.


Mãe:
21.
Bonifácia Gomes de Oliveira morreu em data desconhecida.


12.
José Machado Neto nasceu Cerca de 1730 em MG e morreu em 1798 em MG. Ele casou com Rosa Margarida de São José em 1760.

13.
Rosa Margarida de São José nasceu em 1744 em MG e morreu em data desconhecida.


Pai:
22.
José de Andrade Braga nasceu em Ilha de Santa Maria - Portugal e morreu em data desconhecida.


Mãe:
23.
Maria da Conceição nasceu em Ilha de Santa Maria - Portugal e morreu em data desconhecida.



5a Geração (Trisavós)

14.
Domingos Lopes da Silva nasceu em Macuco - RJ e morreu em data desconhecida. Ele casou com Florência da Silva Naves na 1a vez em 1714 em Santana de Parnaíba - SP.


Pai:
24.
Francisco Lopes da Silva morreu em data desconhecida.


Mãe:
25.
Maria Pereira morreu em data desconhecida.


15.
Florência da Silva Naves nasceu em Santana de Parnaíba - SP e morreu em 1740.


Pai:
26.
João de Almeida Naves nasceu Antes de Mar. 22, 1627 em Algodres da Serra da Estrela- Atual Distrito da Guarda, Bispado de Viseu - Portugal e morreu em Mar. 11, 1715 em Santana de Parnaíba - SP.


Mãe:
27.
Maria da Silva Leite morreu em data desconhecida.


16.
Jose Vieira da Cunha nasceu em Taubaté - SP e morreu em data desconhecida. Ele casou com Catarina Portes.

17.
Catarina Portes nasceu em Taubaté - SP e morreu em data desconhecida.

18.
Francisco Teixeira Torres morreu em data desconhecida. Ele casou com Margarida Ferreira de Lima.

19.
Margarida Ferreira de Lima morreu em data desconhecida.

20.
Agostinho Marques morreu em data desconhecida. Ele casou com Bonifácia Gomes de Oliveira.

21.
Bonifácia Gomes de Oliveira morreu em data desconhecida.

22.
José de Andrade Braga nasceu em Ilha de Santa Maria - Portugal e morreu em data desconhecida. Ele casou com Maria da Conceição.


Pai:
28.
Miguel de Andrade Braga morreu em data desconhecida.


Mãe:
29.
Ângela de Magalhães morreu em data desconhecida.


23.
Maria da Conceição nasceu em Ilha de Santa Maria - Portugal e morreu em data desconhecida.


6a Geração (Tetravós)

24.
Francisco Lopes da Silva morreu em data desconhecida. Ele casou com Maria Pereira.

25.
Maria Pereira morreu em data desconhecida.

26.
João de Almeida Naves nasceu Antes de Mar. 22, 1627 em Algodres da Serra da Estrela- Atual Distrito da Guarda, Bispado de Viseu - Portugal e morreu em Mar. 11, 1715 em Santana de Parnaíba - SP. Ele casou com Maria da Silva Leite, filha de João Nunes da Silva e Ursula Pedroso.


Pai:
30.
Balthazar de Almeida Naves - o Baltasar da Nave nasceu Cerca de 1600 em Algodres da Serra da Estrela- Atual Distrito da Guarda - Bispado de Viseu - Portugal e morreu em Abr. 23, 1629.


Mãe:
31.
Maria Sebastiana Naves - 2ªs núpcias - a Maria Sebastião nasceu Cerca de 1600 em Algodres da Serra da Estrela- Atual Distrito da Guarda - Bispado de Viseu - Portugal e morreu em Fev. 13, 1673.


27.
Maria da Silva Leite morreu em data desconhecida.


Pai:
32.
João Nunes da Silva nasceu em 1589 e morreu em 1639 em São Paulo - SP.


Mãe:
33.
Ursula Pedroso nasceu em São Paulo - SP e morreu em data desconhecida.


28.
Miguel de Andrade Braga morreu em data desconhecida. Ele casou com Ângela de Magalhães.

29.
Ângela de Magalhães morreu em data desconhecida.


7a Geração (Penta(2)-avós)

30.
Balthazar de Almeida Naves - o Baltasar da Nave nasceu Cerca de 1600 em Algodres da Serra da Estrela- Atual Distrito da Guarda - Bispado de Viseu - Portugal e morreu em Abr. 23, 1629. Ele casou com Maria Sebastiana Naves - 2ªs núpcias - a Maria Sebastião na 1a vez em Dez. 4, 1622 em Algodres da Serra da Estrela- Atual Distrito da Guarda, Bispado de Viseu, Portugal.

31.
Maria Sebastiana Naves - 2ªs núpcias - a Maria Sebastião nasceu Cerca de 1600 em Algodres da Serra da Estrela- Atual Distrito da Guarda - Bispado de Viseu - Portugal e morreu em Fev. 13, 1673.


Pai:
34.
Sebastião Lopes.


Mãe:
35.
Micia Vaz morreu em Nov. 29, 1615.


32.
João Nunes da Silva nasceu em 1589 e morreu em 1639 em São Paulo - SP. Ele casou com Ursula Pedroso.

33.
Ursula Pedroso nasceu em São Paulo - SP e morreu em data desconhecida.


Pai:
36.
Paschoal Gonçalo Leite Furtado nasceu em 1576 em Ilha de Santa Maria - Açores - Portugal e morreu em Mai 4, 1614 em São Paulo - SP.


Mãe:
37.
Izabel Domingues de Prado nasceu em São Vicente - SP e morreu Cerca de 1668 em São Paulo - SP.



8a Geração (Hexa(3)-avós)

34.
Sebastião Lopes. Ele casou com Micia Vaz.

35.
Micia Vaz morreu em Nov. 29, 1615.

36.
Paschoal Gonçalo Leite Furtado nasceu em 1576 em Ilha de Santa Maria - Açores - Portugal e morreu em Mai 4, 1614 em São Paulo - SP. Ele casou com Izabel Domingues de Prado.


Pai:
38.
Gonçalo Martins Leite morreu em data desconhecida.


Mãe:
39.
Maria da Silva morreu em data desconhecida.


37.
Izabel Domingues de Prado nasceu em São Vicente - SP e morreu Cerca de 1668 em São Paulo - SP.


Pai:
40.
João de Prado nasceu em 1553 em Olivença - Alentejo - Coimbra - Portugal e morreu Cerca de 1597.


Mãe:
41.
Fillipa Vicente nasceu em 1540 em Portugal e morreu em Jun. 26, 1627 em São Paulo - SP.



9a Geração (Hepta(4)-avós)

38.
Gonçalo Martins Leite morreu em data desconhecida. Ele casou com Maria da Silva.


Pai:
42.
Jorge Furtado de Souza morreu em data desconhecida.


Mãe:
43.
Catarina Nunes Velho morreu em data desconhecida.


39.
Maria da Silva morreu em data desconhecida.

40.
João de Prado nasceu em 1553 em Olivença - Alentejo - Coimbra - Portugal e morreu Cerca de 1597. Ele casou com Fillipa Vicente em 1579 em São Vicente - SP.



Outros eventos na vida de João de Prado

Profissão

Nobre português , originário de Olivença – Alentejo – Portugal – (hoje pertence a Espanha) – chegado ao Brasil em 1531 com Martim Afonso de Souza em S. Vicente ;sócios do Engenho dos Erasmos, um dos primeiros estabelecimentos vicentista.


Pai:
44.
Jorge Furtado de Souza morreu em data desconhecida.


Mãe:
45.
Catarina Nunes Velho morreu em data desconhecida.


41.
Fillipa Vicente nasceu em 1540 em Portugal e morreu em Jun. 26, 1627 em São Paulo - SP.


Pai:
46.
Pedro Vicente nasceu em 1510 em Portugal e morreu em Fev. 13, 1585 em São Vicente - SP.


Mãe:
47.
Maria de Farias nasceu em 1520 em Portugal e morreu em 1590 em São Vicente - SP.



10a Geração (Octa(5)-avós)

42.
Jorge Furtado de Souza morreu em data desconhecida. Ele casou com Catarina Nunes Velho, filha de Fernão Vaz Pacheco e Isabel Nunes Velho.

43.
Catarina Nunes Velho morreu em data desconhecida.


Pai:
48.
Fernão Vaz Pacheco morreu em data desconhecida.


Mãe:
49.
Isabel Nunes Velho morreu em data desconhecida.


44.
Jorge Furtado de Souza morreu em data desconhecida. Ele casou com Catarina Nunes Velho, filha de Fernão Vaz Pacheco e Isabel Nunes Velho.

45.
Catarina Nunes Velho morreu em data desconhecida.


Pai:
50.
Fernão Vaz Pacheco morreu em data desconhecida.


Mãe:
51.
Isabel Nunes Velho morreu em data desconhecida.


46.
Pedro Vicente nasceu em 1510 em Portugal e morreu em Fev. 13, 1585 em São Vicente - SP. Ele casou com Maria de Farias.



Outros eventos na vida de Pedro Vicente

Profissão

sócios do Engenho dos Erasmos, um dos primeiros estabelecimentos vicentista.

47.
Maria de Farias nasceu em 1520 em Portugal e morreu em 1590 em São Vicente - SP.


Pai:
52.
Manuel Machado Pereira.


Mãe:
53.
Rosa Farias Santos.



11a Geração (Ennea(6)-avós)

48.
Fernão Vaz Pacheco morreu em data desconhecida. Ele casou com Isabel Nunes Velho, filha de Nuno Velho Cabral e Isabel Afonso.

49.
Isabel Nunes Velho morreu em data desconhecida.


Pai:
54.
Nuno Velho Cabral morreu em data desconhecida.


Mãe:
55.
Isabel Afonso morreu em data desconhecida.


50.
Fernão Vaz Pacheco morreu em data desconhecida. Ele casou com Isabel Nunes Velho, filha de Nuno Velho Cabral e Isabel Afonso.

51.
Isabel Nunes Velho morreu em data desconhecida.


Pai:
56.
Nuno Velho Cabral morreu em data desconhecida.


Mãe:
57.
Isabel Afonso morreu em data desconhecida.


52.
Manuel Machado Pereira. Ele casou com Rosa Farias Santos.

53.
Rosa Farias Santos.


12a Geração (Deca(7)-avós)

54.
Nuno Velho Cabral morreu em data desconhecida. Ele casou com Isabel Afonso.


Pai:
58.
Diogo Gonçalves de Travassos morreu em data desconhecida.


Mãe:
59.
Violante Velho Cabral nasceu Cerca de 1390 em Portugal e morreu em data desconhecida.


55.
Isabel Afonso morreu em data desconhecida.

56.
Nuno Velho Cabral morreu em data desconhecida. Ele casou com Isabel Afonso.


Pai:
60.
Diogo Gonçalves de Travassos morreu em data desconhecida.


Mãe:
61.
Violante Velho Cabral nasceu Cerca de 1390 em Portugal e morreu em data desconhecida.


57.
Isabel Afonso morreu em data desconhecida.


13a Geração (Hendeca(8)-avós)

58.
Diogo Gonçalves de Travassos morreu em data desconhecida. Ele casou com Violante Velho Cabral.

59.
Violante Velho Cabral nasceu Cerca de 1390 em Portugal e morreu em data desconhecida.


Pai:
62.
Fernão Velho nasceu em 1350 em Portugal e morreu em data desconhecida.


Mãe:
63.
Maria Álvares Cabral nasceu Cerca de 1360 em Portugal e morreu em data desconhecida.


60.
Diogo Gonçalves de Travassos morreu em data desconhecida. Ele casou com Violante Velho Cabral.

61.
Violante Velho Cabral nasceu Cerca de 1390 em Portugal e morreu em data desconhecida.


Pai:
64.
Fernão Velho nasceu em 1350 em Portugal e morreu em data desconhecida.


Mãe:
65.
Maria Álvares Cabral nasceu Cerca de 1360 em Portugal e morreu em data desconhecida.



14a Geração (Dodeca(9)-avós)

62.
Fernão Velho nasceu em 1350 em Portugal e morreu em data desconhecida. Ele casou com Maria Álvares Cabral.



Outros eventos na vida de Fernão Velho

Profissão

Senhor de Veleda


63.
Maria Álvares Cabral nasceu Cerca de 1360 em Portugal e morreu em data desconhecida.


Pai:
66.
Álvaro Gil Cabral nasceu Cerca de 1335 e morreu em data desconhecida.


Mãe:
67.
Catarina Anes Loureiro morreu em data desconhecida.


64.
Fernão Velho nasceu em 1350 em Portugal e morreu em data desconhecida. Ele casou com Maria Álvares Cabral.



Outros eventos na vida de Fernão Velho

Profissão

Senhor de Veleda


65.
Maria Álvares Cabral nasceu Cerca de 1360 em Portugal e morreu em data desconhecida.


Pai:
68.
Álvaro Gil Cabral nasceu Cerca de 1335 e morreu em data desconhecida.


Mãe:
69.
Catarina Anes Loureiro morreu em data desconhecida.



15a Geração (Trisdeca(10)-avós)

66.
Álvaro Gil Cabral nasceu Cerca de 1335 e morreu em data desconhecida. Ele casou com Catarina Anes Loureiro.



Outros eventos na vida de Álvaro Gil Cabral

Profissão

1º Senhor de Veleda; alcaide da Guarda nos finais do séc. XIV


67.
Catarina Anes Loureiro morreu em data desconhecida.

68.
Álvaro Gil Cabral nasceu Cerca de 1335 e morreu em data desconhecida. Ele casou com Catarina Anes Loureiro.



Outros eventos na vida de Álvaro Gil Cabral

Profissão

1º Senhor de Veleda; alcaide da Guarda nos finais do séc. XIV


69.
Catarina Anes Loureiro morreu em data desconhecida.







NOTA DO EDITOR:
O Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica agradece todas as informações que possam aperfeiçoar e ampliar nossos objetivos. Envie-nos um email com suas opiniões e informações.

blogfamilianaves@hotmail.com

  • Fique informado sobre as publicações do Projeto Blog Família Naves. Seja um membro do blog clicando em "Seguidores", no botão >>> "Participar deste site" <<< localizado na aba à esquerda do blog. 
  • Relaciona o seu nome completo, de seus pais, avós, email e receba o formulário "Folha do Grupo de Família" para inserção de seus dados no BLOG Família Naves - Projeto Árvore Genealógica
  • Inclua esta publicação em sua página social (Facebook, etc.) acessando o link abaixo, através dos botões.



3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Maria Eunice Naves30 de agosto de 2009 15:07

    A Hora e Vez de Abilon e Nilson Naves"...

    Conquistadores?...Colonizadores?...Desbravadores?... Penso que todos os Naves - os que para cá vieram, ou, em outra hipótese, que aqui mesmo nasceram - o foram.

    O essencial e que salta aos olhos, é a identificação de 1(hum) traço comum, a Perseverança!

    Perseverança... peculiar àqueles que nos prescederam e aos do momento atual. E são tantos, com igual pêso, tamanho e medida!

    Por este motivo, devo evidenciar hoje, muitíssimo agradecida, por sinal, dois importantes personagens da história recente dos Naves, Abilon e Nilson e que se tornam aos olhos de todos como diletos "batedores" da Corte Real da Família - à frente Jales Naves, nosso querido "Chefe" e Orientador.

    Parabéns, caríssimos. Relevantes e significativos dados são adicionados aos nossos registros através dos documentos levantados em Sacramento-MG e da "suada" Certidão de Casamento de nossos patriarcas,ainda com a expectativa de podermos fincar nossa bandeira no Séc. XVII.
    Maiores conhecimentos, maiores avanços!

    Orgulhosa, o meu obrigada e
    um grande abraço aos dois.

    Com afeto,
    Maria Eunice Naves.
    30/08/2009

    ResponderExcluir
  3. Maria Eunice,

    Tal projeto não estaria em bons andamentos se não houvesse a sua preciosa participação.

    Creio que os agradecimento, a voce, é de todos.

    ResponderExcluir