sábado, 2 de fevereiro de 2019

V Ramo Maria Vitoria de Jesus - a Maria Vitoria Naves Cc. Antonio José de Souza - 5ª Geração (Trinetos) - 2ª parte.


CONTINUAÇÃO (do IV Ramo Maria Vitória de Jesus - a Maria Vitória Naves Cc. Antonio José de Souza - 5ª Geração - 1ª Parte).


5a Geração (Trinetos) - 2ª Parte

138. Wildes Naves nasceu em Dez. 19, 1936 em Buriti Alegre - GO.  Ele casou com Glória Honorato de Sousa Naves na 1a vez em Jul. 3, 1971. Glória Honorato de Sousa Naves, filha de Homero Honorato da Silva e Souza e Maria Izabel dos Reis e Sousa, nasceu em Fev. 4, 1946 em Piracanjuba - GO. Ele se encontrou com Maria L. Parreira.
  
FAZENDA BOA ESPERANÇA – Buriti Alegre (Goiás)

Após quase setenta anos, lembro-me e com muita saudade daquele tempo de criança vivido com meus pais e irmãos e irmãs na Fazenda Boa Esperança. Naquela época nossos brinquedos eram carrocinhas feitas de caixotes e as meninas com bonecas feitas de pano confeccionadas por nossa mãe. Tenho muita lembrança em que meu pai e seu peão encarregado de fazer os serviços de carro de bois, (Sr.Waldomiro) um crioulo apaixonado pelo serviço que fazia, o qual tratava a boiada com muito zelo e dedicação. Caso aparecesse alguém interessado em comprar aquela boiada, teria de consultar seu carreiro; se ele desse um parecer contrário a venda não seria feita. Lembro-me bem quando o carro ia sair um pedido em voz alta:
“Paz na estrada e Deus na Guia, vamos com Jesus e a virgem Maria”: falava com os bois de guia, "vamos” Jeitoso e bonitão, assim atendiam o comando e seguiam na estrada para executar os serviços do dia a dia. Interessante eram oito bois, sendo sete baios (brancos) e um preto que ficava na guia, ”o Bonitão”. Muitos curiosos perguntavam para meu pai, porque sete são brancos e um preto? Ele respondia para não pegar quebranto.
O trabalho do carro de bois era indispensável, carregando madeira para abastecer as fornalhas de engenho de cana, para a fabricação de rapaduras e açúcar mascavo. Eram usados todos os dias no transporte da cana de açúcar para o engenho.
Os bois eram utilizados para puxar o arado de arrasto para arar o chão das lavouras onde seriam plantadas as sementes dos mantimentos para consumo da fazenda.
Havia o encarregado da lida com o gado leiteiro, ordenhando para a fabricação de queijos e requeijões.  Na fazenda existia um cercado de mais ou menos meio alqueire de terras para a criação de porcos, para reproduzir que após seis ou oito meses eram levados para os chiqueiros para engorda que serviam para abastecer as necessidades da fazenda com a banha e carne.
A maioria das propriedades em torno da Fazenda Boa Esperança era de parentes próximos, como tios e primos. Era com muita alegria ao receber ou fazer visitas aos parentes.
Hoje, estou dedicando às pesquisas para descobrir outros parentes, mesmo não encontrando pessoalmente, é uma grande satisfação em contatá-los via internet.
Atualmente sinto uma satisfação enorme em receber mensagens de parentes de várias partes do Brasil solicitando informações sobre seus parentes mais próximos. Se tiver, é com muito prazer em fornecer todos os dados solicitados. Caso não os tenha, peço esclarecimento sobre seus familiares, como, nomes dos avós, país e localidade onde nasceram para facilitar minha pesquisa naquelas regiões.
Seja um parente interessado em conhecer outros, faça suas mensagens de contacto. Vamos mostrar que somos uma só família e unida, acredito que em breve editaremos um livro da família que é para o orgulho de todos.
Peço a Deus que abençoe essa família maravilhosa, “Os Naves de toda parte deste País maravilhoso chamado “BRASIL”.
 Wildes Naves


Filhos de Wildes Naves e Glória Honorato de Sousa Naves





ii.
388.
Ilana Honorato Naves nasceu em Abr. 6, 1972.

iii.
389.
Ismar Honorato Naves nasceu em Jul. 2, 1973.

iv.
390.
Ivana Honorato Naves nasceu em Out. 27, 1975.


Filho de Wildes Naves e Maria L. Parreira

v.
391.
Cristina Parreira de Oliveira nasceu em Mai 31, 1965.


139. Pedro Naves Primo nasceu em Out. 26, 1938 em Buriti Alegre - GO.  Ele casou com Eleuza Guimarães na 1a vez.  Ele casou com Iracema na 2a vez. 

Filho de Pedro Naves Primo e Eleuza Guimarães

i.
392.
Tânia Mar Naves.

ii.
393.
Vânia Mar Naves.

iii.
394.
Vanderlan Naves.


140. Guilherme Naves Netto nasceu em Out. 14, 1948 em Buriti Alegre - GO.  Ele casou com Lucimar Rodrigues Naves - a Lúcia. Lucimar Rodrigues Naves - a Lúcia nasceu em Out. 11, 1958 em Itumbiara - GO.

Filho de Guilherme Naves Netto e Lucimar Rodrigues Naves - a Lúcia

i.
395.
Julyerme Rodrigues Naves nasceu em Mar. 12, 1984 em Buriti Alegre - GO.

ii.
396.
Paulo Henrique Naves nasceu em Nov. 19, 1986 em Buriti Alegre - GO.


141. Antônio José nasceu em Buriti Alegre - GO. 

142. Ramiro Fernandes de Melo.  Ele casou com Eleusa na 1a vez.  Ele casou com Shirlei na 2a vez. 

Filho de Ramiro Fernandes de Melo e Eleusa

i.
397.
Marina.


143. Rasme Fernandes. 

144. Brasilina Fernandes Santos.  Ela casou com Edson Santos. 

Filho de Brasilina Fernandes Santos e Edson Santos

i.
398.
Edson Jr..

ii.
399.
Inês.

iii.
400.
Fernando.


145. João de Deus Fernandes.  Ele casou com Ivone. 

Filho de João de Deus Fernandes e Ivone

i.
401.
Josiane.

ii.
402.
Marcos.

iii.
403.
Paulo Antônio.

iv.
404.
Flávia.


146. Nair.  Ela casou com Walter na 1a vez.  Ela casou com Jadir na 2a vez. 

Filho de Nair e Walter

i.
405.
Walter Júnior.

ii.
406.
Augusto César.

iii.
407.
Carla Blanca.


147. Maria do Rosário nasceu em Buriti Alegre - GO.  Ela casou com Ari. 

Filho de Maria do Rosário e Ari

i.
408.
Rosana.

ii.
409.
Ari Jr..


148. Mirian nasceu em Buriti Alegre - GO.  Ela casou com Walter. 

Filho de Mirian e Walter

i.
410.
Érica.

ii.
411.
Hélio.


149. Inês Mirtes nasceu em Buriti Alegre - GO.  Ela casou com Ageu. 

Filho de Inês Mirtes e Ageu

i.
412.
Daniela.

ii.
413.
Ana Carolina.

iii.
414.
Milena.

NOTA DO EDITOR:
Abilon Naves
O Blog Família Naves - Projeto Árvore Genealógica agradece todas as informações que possam aperfeiçoar e ampliar nossos objetivos. Envie-nos um email com suas opiniões e informações.
blogfamilianaves@hotmail.com
·                  Fique informado sobre as publicações do Projeto Blog Família Naves. Seja membro do blog clicando em "Seguidores", no botão >>> "Participar deste site" <<< localizado na aba à esquerda do blog. 
·                  Relacione o seu nome completo, de seus pais, avós, email e receba o formulário "Folha do Grupo de Família" para inserção de seus dados no BLOG Família Naves - Projeto Árvore Genealógica
·                  Inclua essa publicação em sua página social (Facebook, etc.) acessando o link abaixo, através dos botões. 

                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário